Tóquio fascina o visitante pela grandiosidade da metrópole

Tóquio impressiona seus visitantes com os edifícios modernos

Pouca gente sabe, mas Tóquio não é uma cidade propriamente dita. É, na verdade, uma província do Japão. O que se chama de Tóquio é uma enorme área urbana, dividida em vários bairros e municipalidades menores, cada uma com certo grau de autonomia administrativa. Localizada em Honshu, maior ilha do arquipélago japonês, a população da região metropolitana é de cerca de 37 milhões de habitantes, sendo a maior aglomeração urbana do mundo. Só para se ter uma idéia dessa dimensão, o estado brasileiro de São Paulo e o estado norte americano da Califórnia possuem quantidades semelhantes de pessoas.

É impressionante ver uma cidade que atualmente é grandiosa e repleta de construções modernas, sabendo que há 50 anos o local estava devastado pelas bombas da Segunda Guerra Mundial. A cada dia que passa, a paisagem da capital do Japão se transforma. Novos empreendimentos e construções surgem no horizonte verticalizado de Tóquio, com destaque para o Roppongi Hills e a Tokyo Midtown.  Outro cartão postal da cidade é a Torre de Tóquio. Inspirada na Torre Eiffel de Paris, a estrutura japonesa possui 333 metros de altura, treze a mais do que a francesa. É, sem dúvida, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Mas, a estrutura mais alta de Tóquio e de todo o Japão ainda está em fase de construção. Quando ficar pronta, a Tokyo Sky Tree, futura torre de observação e transmissão digital, terá 634 metros de altura. Os milhares de letreiros iluminados típicos do Japão também são elementos básicos da identidade urbana do local. Tóquio é uma cidade linda!

Em contraste com toda essa modernidade, casas tradicionais de madeira e construções do Japão feudal ainda sobrevivem na capital da “Terra dos Samurais”. Os próprios hábitos da população local ainda preservam algumas tradições milenares japonesas, como os caixas eletrônicos que fecham às cinco da tarde e os comerciantes que resistem em aceitar cartões de crédito. Boa parte das informações de rua da cidade é escrita em japonês, mas isso não dificulta a vida do turista. O povo de Tóquio é conhecido pela simpatia, educação e grande disposição para ajudar turistas estrangeiros.

Quem visita a cidade percebe que os serviços urbanos de segurança pública e transporte são um exemplo de eficiência. São várias linhas de trem, ônibus e metrô, que abrangem todas as regiões da metrópole. A principal e mais linha de trem de Tóquio, a Yamanote, circunda toda a região central. É dentro dessa área que as pessoas encontram todas as maiores atrações da capital da “Terra do Sol Nascente”. Tóquio conta com policiais que, por causa da baixíssima taxa de criminalidade, gastam mais tempo dando informações aos visitantes do que prendendo delinqüentes.

Foto: apple 94 no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

2 pensamentos em “Tóquio fascina o visitante pela grandiosidade da metrópole”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *