Torre do Farol da Barra aberto para turistas

O Farol da Barra é o primeiro farol marítimo do Brasil

Localizado em Salvador, capital da Bahia, o histórico Farol da Barra localizado no Forte de Santo Antônio é o primeiro Farol Marítimo da América do Sul. Antes, ele não abria às portas do seu interior, só existia serviço de turismo histórico no museu náutico instalado no piso inferior. Todos tinham muita curiosidade de adentrar e subir na torre do Farol a Barra, pois a beleza arquitetônica do complexo militar é admirável junto com sua importância histórica para o desenvolvimento industrial e comercial do país pós-colonização. O Interior do Farol da Barra está aberto aos turistas depois de reforma realizada para atender às normas de seguranças que foram estruturadas para garantir à segurança dos visitantes.

Os equipamentos que formam a onipresente construção náutica, que já sofreu diversas reformas, remontam do séc.19, apesar do Forte ter sido construído em 1698. A torre original foi trocada pela estrutura atual em 1839. São aproximados 22 metros de altura com oitenta e oito degraus que separam o chão da mesma, o equivalente a um edifício de quase nove andares. Pode ser notada toda estrutura do funcionamento do farol durante a subida. Para seu funcionamento são utilizadas lentes com cristais franceses com 3m de altura que servem para orientar todo tipo de embarcação. A luminosidade pode ser ampliada e direcionada em até 70 km.

Depois de mais de três séculos o local é liberado para os civis ávidos por conhecimento de grandes construções ou informações históricas. Ele passou por reformas para assegurar a segurança do alto fluxo de pessoas. “O Farol aqui, apesar de sempre ter existido, não era debitado à visitação pública, hoje nos temos redes de proteção que tornam a varanda do Farol mais segura. As escadas e as janelas laterais também sofreram adaptações, tudo com o intuito de tornar nossa subida e descida mais segurar”, é o que diz o comandante da Marinha, André Ferreira.

Vale notar que somente seis pessoas podem visitar a estrutura por vez. O museu localizado no interior recebe uma visita de dois milhões de pessoas anuais. Pode se dizer que além do Farol da Barra, Salvador, primeira capital do Brasil, traz outras diversas atrações relacionadas com a história do Brasil, um dos Estados com mais artefatos históricos do país, fora o leque cultural que está presente neste glamoroso ambiente baiano.

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *