Turismo e natureza combinam?

Ecoturismo, prejudicial à natureza?
Ecoturismo, prejudicial à natureza?
Um dos grandes problemas do mundo moderno está na mistura entre turismo e natureza. A partir da segunda metade do século XX as grandes nações começaram a se preocupar um pouco mais com os problemas ambientais gerados de maneira natural ou artificial, fruto da degradação ambiental provocada pela própria humanidade.

Modificações do Habitat

Não se pode ignorar o fato de que os ambientalistas são contrários ao ecoturismo por diversos tipos de razões. De certa forma, as populações de animais e vegetais precisam migrar o desenvolvimento em virtude da constante fluxo humano, principalmente entre os caminhos trafegados com automotivos. Acontece que o efeito pode prejudicar o solo de maneira considerável. Sem contar com poluição sonora proporcionada em ambientes que estão acostumados apenas com os ruídos naturais.

Renda às Populações

Teorias apontam que o ecoturismo pode ser interessante para que as populações locais trabalhem em empregos relacionados com a preservação ambiental. Fato medido como mito por diversos ambientalistas famosos. Os empresários desenvolvem métodos para aperfeiçoar a profissão em detrimento do número de contratados. Este fato pode desencadear em diversas revoltas entre os populares.

Por este motivo que existe o ecoturismo, ou seja, para proporcionar maior renda às populações que não foram contratados pelos detentores dos meios de produções em grandes áreas vegetativas. Turistas podem contar com apoio dos serviços prestados pelos cidadãos que se organizam em cooperativas em empresas em busca de maior rentabilidade sem prejudicar a natureza.

Riscos no Turismo de Aventura

Pessoas dispostas em fazer ecoturismo normalmente estão em busca de turismo de aventura. Porém, quando não praticada de forma segura, conforme as especificações dos guias, as viagens perigosas podem resultar em tragédias, visto que os resgates estão situados em locais distantes, sem contar que o fato da chegada de bombeiros, helicópteros e barcos motorizados prejudicar o comportamento natural que acontece na área vegetativa.

Tendência Mundial

Independente das insatisfações de conhecidos ambientalistas ao redor do mundo, o ecoturismo representa tendência turística que mais cresce em níveis mundiais, crescimento liderado pelas nações detentoras de florestas tropicais. O público infantil pode encontrar nesta forma turística oportunidade de aprender a respeitar as riquezas naturais, fato considerado positivo, visto que são para as futuras gerações que o meio ambiente precisa ser preservado em níveis qualitativos e quantitativos.

Em algumas regiões o estado apoia de forma explícita o desenvolvimento do ecoturismo, financiando projetos de portes distintos. A própria vontade do público em estar perto da natureza aumenta ao passo que os problemas ambientais são demonstrados entre as nações compostas no globo terrestre.

Foto: amyholguin.blogspot.com

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *