Turismo histórico, praias paradisíacas e ritmos jamaicanos são os maiores atrativos de São Luís

A Lagoa da Jansen em São Luís, Maranhão

Fundada por franceses, a capital do Maranhão conta com um rico acervo arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). No Centro Histórico de São Luís, que passou por um processo de revitalização nos últimos anos, o visitante pode conhecer as ladeiras e ruas estreitas de paralelepípedo, escadarias, becos, praças, mirantes e casarões imperiais. São mais de três mil e quinhentas construções espalhadas por uma área de 250 hectares.

Na época do surgimento da cidade, em meados do século 17, uma das principais preocupações era a de adaptar a arquitetura européia ao clima tropical e úmido da região. A solução encontrada foram os azulejos trazidos de Portugal para revestir as casas e amenizar os efeitos do calor e das infiltrações provocadas pela umidade. Com o passar do tempo, os azulejos coloridos tornaram-se verdadeiras obras de arte, tornando-se marca registrada da cidade. Posteriormente, a idéia foi trazida de volta para Portugal e essas construções também podem ser encontradas no país.

A influência de diversos povos, como os franceses, holandeses, portugueses, africanos e americanos nativos faz da gastronomia de São Luís um dos pontos fortes da cidade. O arroz de cuxá, geralmente acompanhado de frutos do mar, é o prato mais famoso do Maranhão. A capital do estado possui uma ampla rede de restaurantes típicos, além de churrascarias, bares e lanchonetes.

Na época do carnaval, a cidade atrai visitantes de vários lugares do Brasil em busca dos blocos carnavalescos que tomam conta das ruas do Centro Histórico e de outros bairros. As batucadas, as danças típicas e coreografias diferenciam o samba de São Luís dos encontrados no resto do país. Mas, a principal festa popular do Maranhão é o São João. Durante boa parte do mês de junho, a cidade de São Luís fica repleta de arraiais, celebrações folclóricas e festas juninas. A principal atração é o Bumba-Meu-Boi, marca registrada do Estado do Maranhão e do Brasil que, surgiu durante o período colonial.

A cidade também é cercada de praias paradisíacas, já que é uma das três capitais brasileiras situadas em ilhas (As outras duas são Florianópolis e Vitória). Dentre as mais frequentadas por moradores e turistas, as praias de São Marcos, Olho d’Água, Calhau e Araçagy são as mais famosas. A praia da Ponta d’Areia concentra vários restaurantes, bares e clubes de Reggae. Aliás, casas especializadas nesse ritmo podem ser encontradas por toda a cidade, tornando São Luís conhecida como a “Jamaica Brasileira”.

Na capital nacional do Reggae, acontecem diversos shows ao ar livre com caixas de som controladas por DJ’s, semelhantes aos típicos Sound Systems de Trenchtown, na Jamaica. O Reggae é o maior atrativo para o público jovem, já que a cidade é berço de várias bandas famosas no cenário nacional, como a Tribo de Jah.

Foto: Eurico Zimbres na Wikimedia Commons

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *