Turismo sem sair de casa

Conheça museus sem salir de casa

Fazer turismo, viajar e conhecer lugares novos, novas culturas e outras cidades é sempre uma ótima experiência, no entanto é uma atividade que demanda tempo e certos gastos, o que a torna inviável em muitos casos ficando muitas vezes concentrada em momentos como férias e feriados. No entanto, muitas, vezes sentimos a necessidade de conhecer um novo lugar, ou a curiosidade de saber como certo espaço é e se organiza, agora isso é possível sem os custos que uma viagem pelo país acarretaria, apenas utilizando a internet.

Através do projeto Era Virtual Museus você pode conhecer museus dos mais diferentes temas espalhados por todo o Brasil. O Era Virtual Museus é uma página na internet, que traz a oportunidade de qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo acessar e conhecer alguns dos museus brasileiros. A visita não tem custo e se dá de maneira virtual, apenas é necessário ter um computador com acesso a internet, preferencialmente banda larga, e começar a navegar pelos espaços de forma virtual.

Na visita online é possível se sentir como se estivesse realmente conhecendo o local, pois, não trata-se de uma plataforma que traz informações sobre os museus, e sim de um local em que ao iniciar a visita você sente como se estivesse caminhando pelos corredores dos museus, podendo aproximar a câmera de objetos, olhar para todas as direções, inclusive observar teto e chão, além de traçar e decidir os caminhos que quer seguir em sua visita. Inclusive na visita digital você possui um recurso a mais não encontrado na visita real, é possível clicar sobre os objetos em exposição e encontrar mais informações sobre as peças com detalhes muito interessantes como se fosse acompanhado por um guia.

A grande vantagem desse espaço não é apenas a sua facilidade de conhecer lugares sem sair de casa, mas sim a oportunidade de conhecer lugares aos quais de outra forma você poderia nunca vir a conhecer. É claro que o site também pode servir de auxílio na escolha dos lugares que serão visitados em sua próxima viagem, isso porque apesar da visita virtual se aproximar da real nunca a substituirá por completo, sendo apenas mais um recurso para divulgação da cultura.

Entre os Museus que já estão disponíveis na plataforma temos: Museu de Artes e Ofícios (MG), Museu do Oratório (MG), Casa de Cora Coralina (GO), Casa Fiat de Cultura (MG), Museu Nacional do Mar (SC), Museu Victor Meirelles (SC), Museu da República (RJ), Museu Casa Guignard (MG), Museu Casa Guimarães Rosa (MG), Casa da Ciência (RJ), Museu Histórico Abílio Barreto (MG), Museu do Diamante (MG), Memorial Tancredo Neves (MG).

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *