As belezas naturais da Serra Gaúcha na cidade de Canela

A Cascata do Caracol é a maior atração de Canela

Canela, cidade gaúcha localizado na região serrana do Rio Grande do Sul, é conhecida nacionalmente por ser um dos lugares mais frios do Brasil. Geadas e neve são comuns no inverno, período em que as temperaturas dificilmente ultrapassam os 10 graus. Está situada a sete quilômetros do município vizinho de Gramado. Juntas, essas cidades da Serra Gaúcha formam um dos maiores pólos turísticos de todo o país. É impossível conhecer uma instância de inverno sem visitar a outra e vice-versa.

A cidade possui uma das paisagens naturais mais bonitas de toda a região Sul. No Parque do Caracol, o visitante pode conhecer o maior atrativo de Canela: A Cascata do Caracol, uma queda d’água com mais de 130 metros de altura. É possível apreciá-la do teleférico que conduz a um mirante ou descendo uma escadaria de 927degraus que dá acesso à base da cachoeira. O trajeto é cansativo, mas, vale a pena o esforço. O espaço possui também quatro trilhas em meio à natureza, que mistura árvores típicas da Mata Atlântica e Araucárias. A cidade também conta com outras reservas ecológicas que o turista deve visitar como o Parque das Sequóias, o Mirante Laje de Pedra com sua vista para o Vale do Quilombo e o Parque da Ferradura, com seu canyon de mais de 400 metros de profundidade.

A Igreja de Pedra – Catedral Nossa Senhora de Lourdes – é o cartão postal mais famoso de Canela. O templo possui uma arquitetura em estilo gótico-inglês e uma imponente torre de 65 metros de altura, com um carrilhão de 12 sinos. Já no Parque Mundo a Vapor, as atrações começam pela fachada do prédio. Um vagão de trem que atravessa a parede de dentro para fora reproduz o famoso acidente acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada colidiu com a Estação de Montparnasse. O Parque possui vários trens e linhas férreas em miniatura que contam a história das primeiras estradas de ferro do mundo.

Passear pelas ruas de canela é um programa que entretêm turistas e moradores. As ruas são agradáveis e calmas, a arquitetura da maioria das construções é em estilo bávaro e alemão. A variedade de opções gastronômicas e de compras também são atrativos de Canela.

A Vinícola Jolimont é visitada por milhares de pessoas que buscam o clima aconchegante da Serra Gaúcha, que requer um vinho de ótima qualidade. No local, o visitante conhece todo o processo requintado de produção da bebida, além de poder degustar a iguaria.

Foto: Marcelo Conçalves no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *