Um tour pelas principais cervejarias do mundo

Cervejaria Heineken, Amsterdam

A cerveja é uma bebida levemente alcoólica produzida a partir da fermentação de cereais; o álcool é obtido através da fermentação do amido sacarificado. Acredita-se que a bebida tenha mais de 6000 anos de idade e que, portanto, seja uma das primeiras bebidas alcoólicas a serem desenvolvidas. Os amantes da boa cerveja contam, atualmente, com diversas opções de estabelecimentos (nacionais e internacionais) para apreciar a bebida.

Não faltam motivos, estabelecimentos e festas para desfrutar uma cerveja bem gelada. Atendendo a uma nova demanda, algumas cervejarias abriram suas portas a todos os interessados em saber como a cerveja é fabricada, sua origem, sua história. Confira a seguir algumas destas cervejarias ao redor do mundo que oferecem visitas interessantíssimas. Importante ressaltar que não está em questão aqui a característica das cervejas ou quais são mais consumidas, apenas a qualidade da experiência oferecida aos visitantes.

Cervejaria: Heineken

A Heineken International é uma cervejaria holandesa fundada em 1864 e também dona das seguintes marcas: Cruzcampo, Amstel y Buckler. Figura atualmente como uma das cervejas mais vendidas no mundo.

Situada no coração de Amsterdam, na Holanda, esta cervejaria proporciona uma experiência inigualável. Durante a visita de aproximadamente 2 horas, os sentidos dos visitantes são estimulados de uma forma muito divertida. No tour estão incluídas a visita a antiga fábrica, filmes sobre a história da cervejaria (inclusive em 4D), demonstrações da produção da cerveja e muito mais. Ali é possível fazer uma garrafa personalizada com seu nome no rótulo ou até mesmo gravar um vídeo para enviar aos amigos.

De acordo com o site oficial, “Nós não somos o Museu Heineken, nós somos a Heineken Experience. Por quê? Porque os quatro níveis de experiências interativas na antiga fábrica de cerveja farão você mergulhar no fascinante mundo da Heineken! Ver, ouvir, sentir, provar e se divertir. Bem-vindo à Heineken Experience.”

Localização: Amsterdam, Holanda

Endereço: Stadhouderskade 78, Amsterdam

Horário: 11h às 19h com último acesso às 17h

Aberto todos os dias do ano, exceto: 01 de janeiro, 30 de abril, 25 e 26 de dezembro.

Preço: 16 euros (inclui dois chopes)

Página oficial: www.heinekenexperience.com

Cervejaria: Guinness

A Guinness é uma cerveja preta elaborada pela primeira vez pelo mestre cervejeiro Arthur Guinness em uma cervejaria chamada St. James’s Gate Brewery, em Dublin, Irlanda. Sua produção teve início em 1759 e desde então a venda e exportação do produto cresceram mais a cada ano. É uma cerveja conhecida e apreciada mundialmente e que tem uma ligação muito particular com o povo irlandês, simbolizando a alma da nação.

A incrível visita a Guinness Storehouse é a atração turística mais visitada da Irlanda, segundo o site oficial da cervejaria. Localizada em um edifício histórico fundamental para o patrimônio da cidade, a visita contempla os 7 andares do prédio, conta a história e criação da cervejaria, mostra como é fabricada e tudo isso, de uma forma interativa e sensacional. O tour termina em um lindo bar denominado “Gravity Bar”, que está situado no último andar do edifício e de onde é possível ter uma vista panorâmica da cidade.

Localização: Dublin, Irlanda

Endereço: St James’s Gate, Dublin 8, Ireland

Horário: das 9:30 às 17:00. Em julho e agosto o horário é estendido até as 19:00.

Aberto todos os dias do ano, exceto: sexta feira Santa, 24, 25 e 26 de dezembro.

Preço: 13 euros (inclui pelo menos um chopp)

Página oficial: http://www.guinness-storehouse.com

Cervejaria: Hofbräuhaus München

De acordo com o artigo “HB München – Onde o Mundo se encontra!”, todo cervejeiro que se preze TEM que conhecer este lugar. A cervejaria foi fundada pelo Duque da Bavária, que insatisfeito com as demais cervejas disponíveis no mercado, decidiu fabricar a sua própria. E assim, desde 1589 o estabelecimento conquista admiradores e interessados de todas as partes do mundo. Diz-se que esta é a maior e mais tradicional cervejaria da capital mundial da cerveja.

A visita é, naturalmente, uma experiência divertidíssima. Possui um clima tradicional, com música e comida típica. Está aberta todos os dias e em alta temporada, chega a receber visitas diárias de mais de 30.000 pessoas! A fila começa cedo e aos que pensam em desistir, há uma placa na entrada com os seguintes dizeres: “sede é pior do que a vontade de voltar para casa”.

Localização: Munique, Alemanha

Endereço: Platzl 9  Bayern, 80331, Munique, Alemanha

Página oficial: http://www.hofbraeuhaus.de

Cervejaria: Pilsner Urquell

A Pilsner Urquell, ou para os locais Plzeňský Prazdroj, é uma cerveja de baixa fermentação criada em 1842. A fábrica encontra-se a cerca de 100 km da cidade de Praga, capital da República Tcheca e o passeio para a cervejaria é oferecido também pelos hotéis das cidades.

Como todas as outras, esta visita inclui a explicação sobre a história e fundação, mas o momento mais interessante é quando nos deparamos com os túneis da cervejaria, com mais de 10 km de extensão. Ali o visitante pode degustar a cerveja exatamente como ela era produzida a 200 anos atrás. Há também um restaurante excelente no local, com pratos típicos da região e, é claro, as cervejas ali produzidas!

Localização: Pilsen, República Tcheca

Endereço: U Prazdroje 7, 304 97 Plzen

Página oficial: http://www.prazdroj.cz/en/come-and-visit/pilsen-brewery/brewery-tour

Email: visits@pilsner.sabmiller.com

Contudo, não é necessário sair do país para ter uma experiência dessas. A nível nacional, também existem opções de excelentes cervejas artesanais, cuja venda cresce significativamente e domina uma parcela do mercado.  Dentre elas, podemos citar a Bode Brown em Curitiba/PR e a Eisenbahn em Blumenau/SC, mas é claro que existem muitas outras opções. No entanto, a cervejaria tradicionalmente procurada para visitas é a Baden Baden, em São Paulo.

Cervejaria: Baden, Baden

Trata-se da primeira cerveja artesanal criada no Brasil e adquirida pelo Grupo Schincariol. A visita a fábrica já faz parte do roteiro de quem visita a cidade de Campos do Jordão. No tour são explicadas a história e a produção da bebida, com direito a degustação no final.

Localização: Campos do Jordão, São Paulo, Brasil

Endereço: Rua Mateus da Costa Pinto, 1.653, Vila Santa Cruz

Visitas somente mediante agendamento por telefone

Telefones: (12)3664 2033 ou  (12)3668-3030

Página oficial: http://www.badenbaden.com.br/

Foto: photos.igougo.com

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

3 pensamentos em “Um tour pelas principais cervejarias do mundo”

  1. DAMM BREWERY

    Kuentzmann agosto Damm, um imigrante que fugiu da guerra franco-prussiana de 1870 e se estabeleceu em Barcelona Catalunha (Espanha), Agosto, sendo a região de Elsass, fronteira da França com a Alemanha e Suíça, a cultura de preparação caseira de cerveja artesanal era algo que eu sabia e grande, enquanto Damm cervejaria fundada em 1876 começando com um ofício da cerveja do estilo Estrasburgo. Depois de Adolf Joseph Damm Leinbacher Geny e assumiu o controle da empresa em 1877, substituindo o fundador agosto Kuentzmann Damm cervejaria em 1888 um novo membro da família nascido grupo Damm, e começa a produzir um estilo de cerveja Bock de cor escura.

    Jacqueline também notar que esta cerveja tem uma alta qualidade

  2. Oi Raul,

    Voce tem toda razao. A Estrella Damm é uma ótima cerveja tambem, mas a cervejaria oferece visitas apenas para grupos e com reservas. E apenas por este motivo nao entrou na lista acima.

    Esperamos que em breve as visitas sejam abertas a qualquer publico tambem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *