Uma Lima cultural

Lima deve ser uma parada obrigatória para quem vai ao Peru. A capital, que tem um terço da população, é o pólo político e comercial do país. Mas é nela que estão alguns dos museus peruanos mais famosos proporcionando ao turista um pouco de sua cultura e história.

Ao chegar a cidade a primeira coisa que chama a atenção é a arquitetura colonial com igrejas do século XVI. A história faz parte do lugar. Na Plaza Mayor, no Centro, isso fica mais evidente. É nela onde ficam o Palácio do Governo, o Museu de Arte Religioso e a Catedral de Lima, onde os restos mortais do colonizador Francisco Pizarro estão guardados. Já no bairro de Miraflores é possível ter contato com a cultura inca ao visitar Huaca Pucllana, uma construção em forma de pirâmide.

Lima é a quinta maior metrópole da América Latina

O Museu Nacional de Antropologia, Arqueologia e História, na Praça Bolívar, é um dos lugares mais visitados. Nele há diversos objetos da era pré-colombiana, acervos dos período colonial e dos povos Inca e  da região de Nasca. Outro importante é o Museu de la Nación, em San Borja, com obras  das culturas pré-hispânicas, além de apresentar um acerco com peças de arte colonial e contemporânea.

A capital peruana é um centro histórico importante do país. Quem vai a Cuzco ou a Machu Picchu não deve perder a oportunidade de conhecê-la. A cidade também tem muito a oferecer em termos culturais e proporcionar aos turistas um pouco da história peruana.

Como ir:

A TAM e Avianca são algumas das companhias aéreas que realizam voos para Lima. Para conferir todos os voos, basta acessar a Decolar.

Melhor época para viajar:

É bom ir durante o verão (entre dezembro e março), pois chove muito pouco na capital. Nesse período o clima não é muito quente, a média de temperatura é de 25ºC.

Onde ficar:

O Miraflores Park Hotel é o destino de muitos visitantes que estão na cidade. A acomodação fica no bairro de Miraflores, perto de shoppings e restaurantes. Outro hotel bastante procurado é o Radisson Hotel Decapilis, também no mesmo bairro.

Visto:

Como o Peru faz parte do Mercosul, os brasileiros não precisam de visto e podem viajar sem passaporte, basta apresentar a carteira de identidade. Também é necessário tomar a vacina contra a febre amarela, além de apresentar o Certificado Internacional da Vacina, que deve ser tomada pelo menos 10 dias antes do embarque.

Foto: Miguel A. Vera León no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *