Vale dos Vinhedos oferece inúmeras opções gastronômicas

Vale dos Vinhedos, na região da Serra Gaúcha
Vale dos Vinhedos, na região da Serra Gaúcha

Quem vai à serra gaúcha, pode deixar a dieta de lado, afinal na região há muitos restaurantes de comida alemã, italiana, além de vinículças, lojas de queijo, salame, biscoitos e outros produtos feitos localmente. No Vale dos Vinhedos, na região, a situação não muda e o turista pode ter uma ótima experiência gastronômica com o que há de melhor no sul do país.

O Vale está perto das cidades de Garibaldi e de Beto Gonçalves e é o local que mais tem opções gastronômicas. Ao todo são 29 vinícolas  que possuem um espaço destinado ao restaurante, oferecendo os pratos mais tradicionais da região que são da cozinha alemã e italiana. Claro que os petiscos de salame, queijo e linguiça não podem ficar de fora. E para que gosta de doce, as opções de biscoito são as mais variadas.

A grande vantagem de visitar o Vale dos Vinhedos é que dá para aliar perfeitamente turismo a gastronomia local. A maioria das vinículas é aberta à visitação além de oferecerem degustação. Quem tem oportunidade de visitar uma delas, conhece de perto todo o processo de fabricação da bebida, começando da fermentação da fruta até o vinho ser armazenado. No verão é melhor ainda, pois é possível acompanhar a colheita.

Há vinículas de todos os portes e que valem a  pena serem visitadas, independente do tamanho. As menores e mais conhecidas são a Torcello e Almaúnica, e há também as maiores como a Miolo que produz mais 100 rótulos de vinho diferentes.

Quanto aos restaurantes a lista é extensa. A Casa Valduga, por exemplo, é bastante conhecida e está aberta diariamente no horário de almoço e também recebe clientes –sob reserva- no jantar. A especialidade do local é cozinha italiana, então há vários pratos com massa, antepastos, entretanto a carne não fica de fora: a costelinha de porco e galeto assado no cardápio. Outro estabelecimento que deve fazer parte do roteiro é a Queijaria Valbrenta. Sua especialidade é o queijo e de vários tipos como o Saint Paulin com nozes, itálico com tomate seco, provolone, etc. Os salames e doces como geleia, doce de leite e biscoitos fazem parte da lista de produtos da queijaria.

É uma viagem tranquila e maravilhosa para ser feita seja com a família, amigos ou em casal. Para quem ficar com saudades pode levar um souvenir como vinho ou frios para casa e poder degustar um pouco dos produtos da serra gaúcha. Saiba mais sobre o turismo da região no Viagem Hoje.

Foto: valedosvinhedos.wordpress.com

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

1 pensamento em “Vale dos Vinhedos oferece inúmeras opções gastronômicas”

  1. Linda a Serra Gaúcha…
    Mas nem todas as vinícola do Vale possuem restaurante. São várias as opções no roteiro e todos ficam praticamente um ao lado do outro na rota. Mas vinícolas com restaurantes são apenas 2.

    e se escreve vinícolas, com O e não vinículas com U!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *