À beira do Rio da Prata: Montevidéu

Montevidéu é banhada pelo Rio da Prata

Montevidéu é a capital do Uruguai, país que localiza-se ao sul do Brasil, é banhada pelo Rio da Prata, próxima a Buenos Aires é roteiro fácil para os turistas brasileiros e argentinos. A cidade é praticamente plana e muito segura o que possibilita conhece-la por completo apenas caminhando, com povo acolhedor mesmo para os não falantes do espanhol.

A capital uruguaia também faz parte do Mercosul, o que possibilita o livre trânsito de brasileiros pelo país, ou seja, não é necessário nem visto nem passaporte para entrada no país, basta o RG (é importante lembrar que para entrar no Uruguai é necessária a apresentação do RG original e com foto recente, a carteira de motorista nesse caso não substitui a identidade). Tantas facilidades são só mais um motivo para conhecer Montevidéu entre tantos outros, como a beleza, o clima ameno e o doce de leite.

Montevidéu é encontrada como uma das cidades latino-americanas com melhor qualidade de vida, sua população não é tão jovem quanto a brasileira, o clima assemelha-se ao do sul do país, fazendo bastante frio nos meses de inverno, a língua falada é o espanhol, mas é fácil a comunicação entre brasileiros e uruguaios através do portunhol. A cidade com seus prédios antigos, clima frio e ritmo calmo faz lembrar as paisagens europeias.

Para conhecer Montevidéu basta estar disposto a caminhar, com um mapa da cidade indicando os principais pontos turísticos, como teatros e construções históricas é fácil sair andando e se deliciar com a paisagem no agradável clima da cidade. As principais atrações de Montevidéu concentram-se em praças e prédios de construção antiga e importância histórica. Entre os pontos de parada obrigatória estão a Praça da Independência, o Palácio Legislativo, o Teatro Sólis e a Igreja Matriz. Todos os prédios e pontos turísticos estão muito bem preservados e oferecem bastante segurança para os turistas, Montevidéu é uma cidade limpa, calma e acolhedora que dá muito prazer em conhecer.

Além da caminhada pelo centro histórico outro atrativo da capital uruguaia são suas belas praias de areia clara. Apesar das areias não serem banhadas pelo mar e sim pelo gelado Rio da Prata a paisagem é belíssima, mesmo no alto inverno, quando o passeio pela praia deve ser feito vestindo casacos e luvas para não “congelar” na fria brisa do rio.

Em uma cidade tão segura quanto Montevidéu é possível fazer passeios a noite sem preocupação, não sendo tão badalada como as grandes cidades brasileiras, uma boa pedida em Montevidéu é assistir a uma das peças em cartaz no Teatro Sólis, aproveitando para conhecer o teatro por dentro que se trata de uma construção de extrema beleza e muito bem conservada. Em um final de semana, com a família, amigos ou mesmo sozinho não deixe de conhecer Montevidéu.

Leia mais sobre Uruguai:
Alternativas para o carnaval? Conheça o Forte de Santa Teresa, no Uruguai

Foto Montevidéu: viajesyhotelesalextremo.blogspot.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *