A cidade histórica de Ouro Preto

Ouro Preto é Patrimonio Mundial

A alma de Minas Gerais salta e pulsa em cada vale e montanha de Ouro Preto. Uma paisagem cercada de antigas Igrejas e montanhas com calçadas de pedra dá o tom do passeio que espera o turista nessa importante cidade mineira. É possível ver em cada esquina a riqueza, cultura e história do nosso país e especialmente dessa região.

Quando chega-se a Ouro Preto sabe-se logo de início que está em Minas Gerais, é inconfundível o sotaque e a hospitalidade do povo, incomparável também é a paisagem repletas e vales e montanhas, que em Ouro Preto é pontuada pelas casas de morar, igrejas e pequenos comércios, em geral de pedrarias da região. Fácil é perder-se nas ladeiras do Ouro Preto, isso porque muitos têm o costume de marcar uma igreja como referência, porém há tantas na cidade que basta virar uma esquina para não saber mais qual delas era a de sua referência.

Entre as Igrejas que merecem uma parada e visita estão:

Igreja das Mercês: uma das igrejas mais altas indica aos viajantes onde fica Ouro Preto

Igreja de Santa Efigênia: com grande beleza interior, contando com talhas de madeira, das poucas não banhadas a ouro

Igreja de São Francisco de Assis: chamando atenção por sua pintura representando a glorificação da Imaculada Conceição

Capela-mor da Matriz de Nossa Senhora do Pilar: com um dos altares mais belos vistos em Ouro Preto

Além das igrejas que contam a história e a arte de Minas Gerais, merece atenção especial o Museu da Inconfidência, muito visitado por turistas de todo Brasil e mundo o museu conta em seu acervo com obras belíssimas do renomado escultor mineiro Aleijadinho, sendo parada obrigatória quando se passa por Ouro Preto.

Para saber mais sobre a história do Brasil, de Minas Gerais, de Ouro Preto e de cada igreja, com detalhes sobre os artistas envolvidos em sua construção e a finalidade de cada igreja é fácil, pois em Ouro Preto é comum haver jovens próximo a cada monumento oferecendo breves explicações sobre o local realizando o trabalho como de guias turísticos.

A beleza de Ouro Preto é incontestável e em qualquer época do ano é possível visitar e apreciar toda a cultura, história e arte do local, porém em especial na época de Páscoa a paisagem de Ouro Preto torna-se mais bela ao ter suas ruas enfeitadas pelos tapetes de serragem colorida que aguardam a procissão da ressurreição no domingo de Páscoa.

Seja na Páscoa, ou em qualquer época do ano não deixe de conhecer Ouro Preto e suas cidades vizinhas, sendo uma ótima oportunidade para apreciar um pouco mais da história e da arte brasileira.

Leia mais:
Conheça os Patrimônios Culturais da Humanidade brasileiros

Foto Ouro Preto: absolut-brasil.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *