A indescritível Barcelona e 5 destinos imperdíveis a partir da capital catalã

Mundialmente conhecida como capital do modernismo, Barcelona oferece a seus visitantes uma ampla gama de opções turísticas. Localiza-se no nordeste da costa mediterrânea espanhola e é uma das capitais europeias mais populares e procuradas por turistas de todas as partes do mundo. Nela é possível desfrutar maravilhosas praias, rica opção gastronômica, agitada vida noturna e a riqueza histórica e cultural dos seus bairros. Os idiomas oficiais da região são o catalão e o espanhol, no entanto, a diversidade cultural dos seus moradores permite que se escute muitos outros idiomas nas ruas.

Os pontos turísticos mais visitados são, sem dúvida, aqueles relacionados ao modernismo catalão, e aqui ressaltamos o consagrado artista Antoni Gaudí, cujas obras têm caráter não apenas decorativo, mas também funcional. Muitas de suas obras foram declaradas pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e expressam claramente as quatro paixões do artista: a arquitetura, a natureza, a religião e o amor a Catalunha. O principal exemplo é a impressionante e ainda inacabada Catedral Sagrada Família. Outras belíssimas obras de Gaudí são:  a Casa Vicens, Pavilhões Güell, Palácio Güell, Casa Calvet, Parque Güell, Casa Batló e Casa Milà, também conhecida como La Pedrera. Fora de Barcelona Gaudí também realizou obras importantíssimas como o Palácio Episcopal de Astorga (em Astorga), a Casa Botines (em León), as Bodegas Güell (em Sitges) e a Cripta da Colônia Güell (em Santa Coloma de Cervelló).

A cidade conta também com variada oferta de excelentes museus, sendo que a maioria está disponível para visitas gratuitas aos domingos depois das 15h. Sendo assim, vale a pena visitar o Museu Picasso, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA), a Fundação Joan Miró, o Museu de Arte Nacional da Catalunha,  o CosmoCaixa (museu de ciências), o Caixa Fórum (centro cultural com boas exposições), o Museu Marítimo, o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona (CCCB) e o Museu d’Historia de La Ciutat (que mostra as ruínas da Barcelona romana).  Há ainda o Poble Espanyol, museu de arquitetura construído em 1929 para uma exposição internacional em Barcelona. Consiste na reprodução em escala de um vilarejo com características de construções de todo o país, contando com 117 edifícios, ruas e praças. Devido ao êxito da exposição, as obras continuaram vivas e disponíveis para visitas até os dias de hoje. No entanto, o museu mais visitado da Catalunha é o Museu do Barça (Fútbol Club Barcelona). Com aproximadamente 1,6 milhões de visitas ao ano, é também o terceiro museu mais visitado da Espanha, atrás apenas do Museu Del Prado e do Reina Sofia, ambos em Madrid.

Barcelona oferece ainda outros pontos de interesse turístico. A Plaza Catalunya e as famosas Ramblas, com artistas de rua que dão um charme único a cidade. O Palau de La Musica Catalana, o Teatro Liceu, La Boqueria, o Parc de La Ciutadella, o Camp Nou, a Plaza España e as fontes do Montjuic, o pitoresco Barri Gotic, o agitado bairro Raval e a chiquérrima Passeig de Gràcia. O parque de atrações Tibidabo passa despercebido pela maioria dos turistas que visitam a cidade. Trata-se do parque mais antigo da Espanha e o segundo da Europa, possui cerca de 25 atrações e charme especial que conquista todos os que o visitam. E  a cidade é ainda palco de alguns dos principais eventos da cena cultural e musical, como o Primavera Sound e o Sónar.

No entanto, os encantos da Catalunha não se resumem apenas a Barcelona. Existem muitos outros destinos que são interessantíssimos e que valem uma visita. Alguns deles são:

Girona
Conta com cerca de 100 mil habitantes apenas e charme único. O centro velho da cidade é incrivelmente belo e convida a todos para um passeio pelas suas ruas estreitas e revestidas de pedra. Uma vez na cidade, não deixe de visitar a Igreja de Sant Feliu e os Banhos Árabes.

Localização e como chegar: está situada ao norte de Barcelona e é possível chegar de carro, de ônibus (desde a Estació d’Autobusos Barcelona Nord) ou de trem (desde a Estação de Sants, ou Passeig de Gràcia). O tempo de duração da viagem de trem depende do tipo de ticket escolhido, o mais simples e barato (denominado “Regional”) leva 1h 20 min para chegar a Girona, mas existem outras opções de trens mais rápidos (o “Media Distancia”, por exemplo).

Figueres
Nesta pequena e encantadora cidade catalã nasceu Salvador Dalí, um dos mais importantes artistas do surrealismo. Atualmente possui cerca de 40 mil habitantes. Seu principal atrativo, claro, é o Museu do Salvador Dalí, que foi criado e planejado pelo próprio artista. Antes de chegar ao famoso museu, o turista encontra um tributo surrealista feito para ele, a “Face de Dalí”. A cidade também é sede do Castelo de Sant Ferran, construído no século XVIII e da Plaça de les Patates, onde até o ano 1950 acontecia uma feira de vegetais.

Localização e como chegar: quem visita Girona pode estender um pouco a viagem e seguir até Figueres. Saindo de Barcelona, é possível chegar de ônibus (desde a Estació d’Autobusos Barcelona Nord) ou de trem (desde as estações de Sants, Passeig de Gràcia ou Clot-Aragó). O tempo de viagem também depende do trem escolhido (Regional ou Media Distancia). O mais barato leva cerca de 1h 50 min.

Tarragona
Linda cidade a beira-mar, que além de belas praias oferece o maior tesouro romano da Catalunha, um anfiteatro construído no final do século II e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. O visitante pode ainda passear pelas ruas do centro velho e admirar a hospitalidade do local.

Localização e como chegar: localiza-se ao sul de Barcelona e é possível chegar em trem, desde a Estação de Sants.

Sitges
Com lindas praias de areia branca e charmosas casinhas a beira-mar, Sitges não pode deixar de ser incluída no roteiro turístico. Conta com excelentes restaurantes, bares e agitada vida noturna, já que a cidade também é um notório ponto de encontro do público GLS. O principal evento da cidade é, certamente, o Carnaval.

Localização e como chegar: o trem que sai de Barcelona (Estação de Sants) leva apenas 35 minutos para chegar a esta maravilhosa cidade.

Montserrat
Nesta montanha está situado um lindíssimo monastério beneditino, o Monastério de Santa Maria de Montserrat. Localizado a mais de 700 metros acima do nível do mar, é considerado um importante ponto de peregrinação e visitas religiosas.

Localização e como chegar: os interessados devem pegar um trem na Plaza España e descer em “Monistrol de Montserrat”. Desde este local, há um bondinho que sobe a montanha. Para saber mais sobre os trens, acesse.

Para mais informações sobre os trens, horários e preços para visitar estas e outras cidades próximas a Barcelona, acesse.

Outras cidades de Espanha:
· Toledo
· Madrid

Autor: Jacqueline Michelleto

Profissional da área de Corporate Finance com experiência internacional.Mestre em Business Intelligence pelo INSA Business School – Barcelona / Espanha.Administradora de empresas

5 comentários em “A indescritível Barcelona e 5 destinos imperdíveis a partir da capital catalã”

  1. Querida prima Jacqueline, muito obrigada pelas lindas
    fotos, que lugares lindos espero um dia conhecelos
    pessoalmente
    beijos da prima que muito te gosta
    REGINA

  2. Hoje começou em Barcelona Primavera Sound Festival e tem grande concentração e cuidado das pessoas, também será executado todo fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *