Acidentes geográficos que geram um verdadeiro paraíso tropical: Isso é Angra dos Reis

Praia da Angra dos Reis

A 115 km da capital fluminense, no litoral sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis abriga um paraíso tropical privilegiado pela natureza, patrimônios históricos, lendas envolvendo piratas, navios fantasmas e naufrágios. Possui oito baías, 2.000 praias e o mais curioso: 365 ilhas, uma para cada dia do ano. Não é à toa que Angra dos Reis é um dos lugares mais procurados do estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Descoberta em 6 de janeiro de 1502 e colonizada a partir de 1556, Angra é uma das cidades mais antigas de todo o país. Possui vários edifícios tombados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É mais do que obrigação para todos os visitantes conhecer as ruínas do Convento de São Bernardino de Sena e o Convento do Carmo de Angras dos Reis. Outra atração é o acervo do museu de arte sacra que funciona dentro da Igreja de Nossa Senhora da Lapa. Dentre os vários sobrados e casarões coloniais, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis merece ser fotografa.

As praias de Angra dos Reis são caracterizadas por ondas pequenas e calmas. Isso é resultado da proteção oferecida pelas ilhas Gipóia e Grande. O arquipélago funciona como uma barreira natural contra as ondas mais violentas. A maior ilha do município é a Ilha Grande e possui 106 praias. É interessante visitar as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, antigo presídio onde presos políticos eram torturados e assassinados na época da Ditadura Militar. Conhecer esse período sombrio da história do Brasil é importante para evitar que essas atrocidades aconteçam novamente.

É possível fazer caminhadas em meio a trilhas cercadas de Mata Atlântica que levam a cachoeiras ou praias mais reservadas. Mergulhos entre peixes e vegetação marinha e passeios de barcos com destino a ilhas paradisíacas, com coqueiros e águas cristalinas são algumas da variedade de programas de lazer oferecidos pela mãe natureza. Dividido em cinco corredores, o roteiro turístico da cidade é composto pela Ponta Leste, Ponta Sul, Centro, Ilha Grande e Estrada do Contorno.

Angra dos Reis também é nacionalmente conhecida por abrigar as Usinas Nucleares de Angra 1 e Angra 2. Esse conjunto de instalações compõe a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto. O setor industrial da cidade também exerce papel fundamental na economia da cidade, que é cortada pela Rodovia Rio-Santos (BR 101). Apesar disso, o turismo é a principal atividade econômica do município.

Foto: vc.angra no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.