Aloha, bem vindos ao Havaí

Praia paradisíaca de Havaí

O Havaí é um dos poucos lugares dos Estados Unidos no qual o clima chega mais perto dos padrões tropicais. Com belas praias de areia branca e águas cristalinas, coqueiros, sol, céu azul e temperaturas altas, o aspecto do arquipélago é semelhante ao da Flórida. A terra do hula-hula está localizada no meio do Oceano Pacífico, a mais de 3000 km da costa oeste dos EUA. O Havaí é o qüinquagésimo estado norte-americano. São 132 ilhas espalhadas por 2250 km, sendo que a maior parte da população concentra-se apenas em oito delas.

O turismo é o principal setor da economia havaiana. O estado atrai viajantes do mundo inteiro, embora a maioria seja dos Estados Unidos e do Japão. As ondas gigantescas que quebram nas praias do arquipélago atraem surfistas de todos os cantos do mundo. Todas as ilhas oferecem condições perfeitas para a prática do esporte, embora as melhores ondas – que podem chegar até 20 metros de altura em determinadas épocas do ano – estejam em Maui e Oahu. Para iniciantes, alguns pontos das praias de Waikiki (em Honolulu) e Lahaina Breakwall possuem ondas suaves no verão e instrutores especializados. No norte de Oahu, existem diversas pousadas, albergues, lojas de artesanato e restaurantes à beira mar para receber o enorme fluxo de surfistas e mochileiros.

O estilo de vida dos havaianos reflete na receptividade e simpatia dedicada aos turistas. Mesmo em meio ao agito de Honolulu, a capital do estado, as pessoas se vestem de modo casual. É raro encontrar pessoas usando ternos, roupas formais e pesadas. As pessoas saem do trabalho no final da tarde e vão direto para a praia. Crianças, adolescentes, adultos e idosos se aventuram nas ondas ou relaxam nas águas mais calmas. Todos os visitantes que chegam ao Havaí são recepcionados com um “Aloha”, saudação típica do povo havaiano. Aliás, o Havaí também é conhecido como o Aloha State.

A única aglomeração urbana de grande porte do arquipélago é Honolulu. Com cerca de 800 mil habitantes, a cidade está situada no sul da ilha de Oahu. Cosmopolita, moderna e movimentada, a capital havaiana reúne lojas de artigos de luxo, shopping centers, templos orientais, mercados de artesanato e restaurantes que oferecem pratos típicos da culinária local, com seus diversos frutos do mar.

Próximo de Honolulu está situado a base militar de Pearl Harbor, que conta a história dos bombardeios japoneses que destruíram o local durante a Segunda Guerra Mundial. Para quem se interessa pelas lembranças daquela triste época, a dica é visitar o USS Arizona Memorial.

Foto: Ariane Middel no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *