Aracaju surpreende visitantes com organização e tranqüilidade nas ruas

Aracaju foi a capital brasileira com a melhor qualidade de vida do país em 2008

Capital nordestina com os menores índices de desigualdade da região, Aracaju está localizada no litoral de Sergipe. O grande diferencial dessa cidade situada no menor estado brasileiro está na ótima estrutura, que ainda convive com ares de cidade de interior. Ao passear pelas ruas de Aracaju, o visitante logo de cara percebe que os habitantes são alegres, cordiais e bastante receptivos às pessoas que vem de fora. Com uma população de aproximadamente 570 mil habitantes, a cidade surpreendeu o Brasil em 2008 quando foi declarada pelo Ministério da Saúde a capital brasileira com a melhor qualidade de vida do país.

Dentre as várias praias paradisíacas da capital sergipana, destaque para Atalaia. Considerada o principal cartão de Aracaju, o balneário é o mais famoso e o mais perto do centro da cidade. Os melhores hotéis, restaurantes, bares, casas noturnas e quiosques da capital estão espalhados ao longo da orla de Atalaia. Os visitantes também podem aproveitar a infra-estrutura do local, que conta com parque infantil, quadras esportivas, pistas para a prática de esportes radicais etc. Na Passarela do Caranguejo, próxima à orla de Atalaia, o turista pode provar pratos à base do crustáceo nos restaurantes do circuito. Outro lugar que também merece uma visita é a Praia do Mosqueiro. Quando a maré fica baixa, surgem ilhas no local, que é cercado pelos manguezais preservados e pelas águas limpas do rio Vaza Barris. Tão linda como esse paraíso, é a região da Orla do Bairro Industrial. Localizada no norte de Aracaju, a orla possui calçadão, ciclovia, playground para as crianças, centro de artesanato, bares e restaurantes típicos sergipanos. Não se esqueça de levar protetor solar para se garantir no fortíssimo sol nordestino.

Diversão é o que não falta na capital de Sergipe. Os melhores eventos são o Pré-Caju, festival prévia do Carnaval, e o Forró Caju, maior festa de São João dentre as capitais do Brasil, que reúne mais de 100 mil pessoas por dia nas ruas do centro. Diante da maravilhosa vista do rio Sergipe, está situada a região do centro histórico. Não deixe de passar pelos mercados públicos para provar doces caseiros, frutas da região etc. Passear pelas praças Fausto Cardoso e Olímpio Campos é obrigatório para qualquer visitante. Nesses locais, o turista encontrará a Catedral Metropolitana e os Palácios Olímpio Campos e Inácio Barbosa. A região é repleta de casarões coloniais, Igrejas, monumentos históricos bancas de artesanato e literatura de cordel.

A mobilidade urbana em Aracaju não é problema para os visitantes. O trânsito da cidade não chega nem perto dos padrões paulistanos, cariocas ou belo-horizontinos. É fácil e barato andar de táxis, pois existem muitas empresas concorrentes que prestam o serviço, o que diminui bastante o preço das corridas.

Foto Aracaju: diegodacosta.blog.emsergipe.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.