Arraial de Caruaru está entre os mais importantes do Brasil

Festa Junina, geralmente denominado São João, que tem lugar no início do inverno brasileiro

A 130 km do Recife, Caruaru é um município do Agreste pernambucano. Além de ser a cidade mais populosa do interior do estado, Caruaru é também nacionalmente conhecida pelas grandiosas festas juninas, razão pela qual é apelidada de “Capital do Forró”. O Arraial de São João, que acontece durante o mês de junho, é o principal evento da cidade. Caruaru disputa com a cidade de Campina Grande, na Paraíba, o título de maior festa junina do mundo.

Ruas tomadas por clima de festa e vilas cenográficas dedicadas ao forró. A melhor época para se visitar a cidade é, sem dúvida, durante a metade do ano. Provar a canjica, a tapioca, pamonha de milho verde e outras iguarias típicas da ocasião são só uma das atrações que o turista pode desfrutar ao conhecer o São João de Caruaru. A duração média do evento é de 30 dias, tempo suficiente para curtir os inúmeros shows com os mais importantes forrozeiros do país. Apresentações de bacamarteiros e bandas de pífanos e o ritmo frenético do forró “pé de serra” também fazem da festa junina de Caruaru uma das mais coloridas e agitadas do país.  A população de 300 mil habitantes costuma se multiplicar nesse período, razão pela qual a economia fica mais aquecida no São João.

Fora da época de festas juninas e da Semana Santa, o centro da cidade fica meio pacato e sem muitas opções de lazer. A dica é se deslocar para a região do Alto do Moura, a sete quilômetros da área central de Caruaru. O local abriga uma enorme comunidade de artistas, sendo considerado pela UNESCO o maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Os visitantes podem comprar peças de artesanato típicas da cultura nordestina. São mais de mil artesãos que produzem todos esses produtos. No Alto do Moura, cada residência é praticamente um ateliê.

A Casa Museu Mestre Vitalino conta com um acervo repleto de objetos de uso pessoal e familiar, que retratam a vida do famoso artista. Mestre Vitalino ganhou projeção nacional pela perfeição de suas esculturas de barro, levando esses elementos da cultura brasileira para todas as partes do mundo.

A Feira de Caruaru é considerada uma das maiores feiras ao ar livre do Brasil. Com funcionamento pleno durante todo o ano, a variedade de produtos impressiona qualquer pessoa. Surgida no século 18, este centro comercial abriga 13 feiras temáticas em seu interior, com uma diversidade de trabalhos artesanais, animais, alimentos, roupas e acessórios e um museu que homenageia a típica literatura de Cordel do Nordeste.

Foto: chris.diewald no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *