As ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões

São Miguel das Missões é declarado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

A 460 quilômetros do Rio Grande do Sul a cidade de São Miguel das Missões guarda muito da história do Brasil, Argentina e Uruguai. Hoje declarado pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade atrai para suas ruínas turistas de todo o mundo. São Miguel das Missões é roteiro certo para quem busca atrativos históricos, culturais e religiosos.

A principal atração do local são as ruínas de São Miguel de arcanjo, um verdadeiro patrimônio arqueológico bem preservado no sul do país. É nesse local que ocorre o principal evento turístico do local, trata-se do Espetáculo de som e luz um show com direito a arquibancada para os turistas onde através de jogos de luz e de belíssima narração conta a história que envolve essa região e as missões que tornaram o lugar o que é hoje.

Além desse espetáculo os turistas não podem deixar de conhecer:

Museu das missões: conta com imagens e peças que contam a história das missões

Ruínas de São Miguel: marcada pela igreja, hoje sítio arqueológico, que deixa evidente as características das construções da época, sendo possível identificar seus altares e arcadas

Fonte missioneira: Fonte restaurada, distante 1Km do sítio arqueológico é uma das fontes que abasteciam a vila.

Cruz missioneira:  marco jesuíta da missão, esculpida pelos índios catequizados

Reserva Tekoa Koenju:  reserva indígena que proporcionou o regresso dos índios guaranis a região, local de produção de artesanato indígena especialmente cestaria

Fazenda do presente: fazenda localizada a 1Km do sítio arqueológico é um local onde é possível encontrar turismo rural, cultura gaúcha, esportes entre outras atividades

Como fica claro a região de São Miguel das Missões é repleta de atividades para todos os gostos, desde o turismo histórico e religioso até contato com indígenas e formas de turismo rural e esportivo. Sendo assim essa região do sul do país é uma ótima oportunidade para passear com toda a família agradando diferentes gostos. O acesso ao local, assim como hospedagem e questões relacionadas à gastronomia são muito bem organizadas, com as últimas reformas o local está bem estruturado para receber os turistas.

No site da cidade é possível encontrar mais informações, inclusive contato direto com guias credenciados da região o que torna a viagem agradável e segura. Devido a sua proximidade com Uruguai e Argentina fica também a opção aos turistas com mais tempo conhecer outros atrativos da região, como cachoeiras e belas paisagens, além dos sítios arqueológicos e museus da região.

Leia mais:
Conheça os Patrimônios Culturais da Humanidade brasileiros

Foto São Miguel das Missões: unescoworldheritagesites.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *