Atenção! Malas em Aeroportos Nacionais são bagagens perdidas!

Os brasileiros estão viajando cada vez mais de avião. Porém, a infraestrutura oferecida nos aeroportos está muito abaixo de superar as expectativas desta demanda que somente aumenta. Há inúmeras problemáticas que evidenciam o pouco preparo existente para atender qualificadamente os turistas nacionais ou estrangeiros. Bagagem desaparecida está no topo da lista das maiores reclamações. Descubra o que fazer quando companhias aéreas perdem a sua bagagem. Algo natural nos aeroportos nacionais!

Como proceder?

Especialistas indicam que ao notar o sumiço, viajantes jamais podem deixar o setor de despacho. Companhias aéreas devem alegar que as bagagens foram perdidas fora da zona indicada, alegação que certamente será pontuada a favor nos casos de reclamações na justiça. Segundo a lei, bagagens depois de ultrapassadas estes limites não estão mais no encargo das companhias.

As primeiras ações estão ligadas à comunicação, deve ser realizada prontamente com qualquer um dos funcionários da agência responsável que provavelmente encaminham a ficha de reivindicação dos pertences, prometendo contato em poucos dias para trazer alguma solução.

            Quero minhas malas agora!

O Código da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) afirma que pertences devem ser devolvidos prontamente para os clientes. Neste sentido, quem não encontrar acordo vantajoso necessita seguir imediatamente à administração do aeroporto e registrar queixa de maneira formal, subsequentemente encaminhando a mesma à ANAC – preparando os trâmites legais no intuito de acionar esferas jurisdicionais.

            Realidade atual!

Segundo a ANAC, agências gastam quase R$ 9 bilhões somente com a procura de malas extraviadas. Gastos exorbitantes que somente aumentam graças às precárias infraestruturas oferecidas nos aeroportos brasileiros.

Como o Estado não investe no espaço ou segurança, este revés acaba ficando com as próprias companhias aéreas que também contém parcelas de culpa. Sendo que na prática quem têm bagagem perdida não está preocupado primariamente com culpados, más sim em obter os pertences de volta.

Copa do Mundo e Olimpíadas!

Além de se preocupar com inúmeros gastos nos eventos esportivos mais importantes do mundo a ocorrer no Brasil que têm tudo para serem os mais caros de toda história, turistas também devem ficar extremamente atentos com os seus pertences.

Somente os itens necessários devem ser colocados na bagagem, utilize a mala de mão para guardar documentos importantes, dinheiro, cartões de créditos, entre outros. No Brasil atual há grande porcentagem de chance das bagagens encaminhadas à alfândega jamais serem regressadas. Visitantes que querem acompanhar suas seleções na Copa, voando milhares de quilômetros (Nove mil para torcedores das seleções finalistas), já devem conter este aspecto em mente antes de desembarcar em solos tropicais.

Leia mais:

A falta de espaço nos aeroportos brasileiros

Regras da alfândega em aeroportos

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.