Belas praias e biodiversidade preservada é regra em Ubatuba

Ubatuba é um dos paraísos naturais de Brasil

Ubatuba é um lugar paradisíaco localizado no litoral norte de São Paulo, sendo o último município antes da divisa com o estado do Rio de Janeiro. A população de pouco mais de 78 mil habitantes costuma se multiplicar durante a alta temporada de verão, de dezembro a março. E isso não acontece à toa. Ubatuba possui praticamente 80% de sua área total coberta por Mata Atlântica preservada, pertencente ao Parque Nacional da Serra do Mar. O município ocupa três núcleos dentro da reserva: Santa Virgínia, Picinguaba e Cunha-Indaiá. Outra atração que torna Ubatuba um lugar irresistível são as mais de oitenta praias de águas cristalinas e areia fofa.

Não deixe de visitar a Praia da Maranduba, uma das mais badaladas da cidade. Apesar de estar situada a 25 km do centro de Ubatuba, Maranduba possui uma badalação própria. Os barzinhos e quiosques com música ao vivo garantem a agitação da vida noturna da região. A infra estrutura é boa e conta com hotéis, pousadas, restaurantes, comércio ativo e uma subprefeitura. Já para quem prefere surfar, opções não faltam em Ubatuba. Aliás, um dos apelidos da cidade é justamente a “Capital do Surfe”. Na praia do Itamambuca, localizada a 15 km ao norte do Centro, as ondas são perfeitas para a prática do esporte. O acesso se dá pela Rodovia Rio-Santos. Porém, nunca é demais lembrar que em dias de águas agitadas é preciso que os banhistas prestem atenção às correntezas que tornam o mar traiçoeiro.

Para quem visita a cidade com a família, a dica é procurar as praias mais calmas e sem ondas, como a Enseada, uma das mais visitadas de Ubatuba. Nesse local, é possível curtir um passeio de escuna até a Ilha Anchieta. De lá, é possível conhecer as ruínas do antigo presídio, além de um pequeno museu que conta a história da ilha e do município. É diversão na certa, num lugar cuja paisagem mistura Mata Atlântica preservada e águas azuis. Outras praias da cidade que também merecem uma visita são Saco da Ribeira, Lázaro, Félix, Perequê, Vermelha, dentre outras.

A prática do ecoturismo é bastante comum entre os turistas de Ubatuba. Existem várias trilhas no meio da mata que levam a cachoeiras e contato com a fauna e flora locais. No centro da cidade, em frente às Praias do Cruzeiro e Itaguá, está a praça e o monumento que marcam a passagem do Trópico de Capricórnio, linha imaginária que corta o estado de São Paulo. Essa região é repleta de bares, restaurantes, casas noturnas, shoppings, lojas, supermercados, drogarias etc. A badalação dessa região costuma atrair bastante o público jovem.

Foto Ubatuba: rentanapartmentinrio.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.