Búzios atrai turistas de vários lugares do Brasil e do mundo

Búzios possui belíssimas praias

Localizada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro, na região dos Lagos, a cidade de Armação dos Búzios – também conhecida apenas como Búzios – é um paraíso tropical que atrai milhares de turistas nacionais e internacionais por ano. Situa-se a cerca de 170 km da capital fluminense. Búzio está entre as dez cidades mais procuradas pelos viajantes no ranking da Embratur. O município possui uma península de oito quilômetros de extensão, repleta de praias maravilhosas. Não há como escolher um favorito entre os 23 balneários da cidade, alguns com águas quentes e outros com águas mais frias (variação causada pelas duas correntes marítimas, a do Equador e a do Sul, que atuam na região).

E o resultado de todo esse privilégio na natureza está estampado nos cartões postais do local: praias de areia branca e águas azuis-esverdeadas, com pedras, de mar abertas, mais tranqüilas, agitadas, urbanas e mais naturais.  A dica para quem curte praticar surfe, vela e windsurfe é visitar a Praia de Geribá, a mais badalada da cidade. O lugar é repleto de gente bonita. As praias de João Fernandes, Armação, Ossos, Manguinhos, Tartaruga e Brava são outros locais atraentes para a visitação. Pessoas que curtem nudismo devem conhecer a praia Olho de Boi, recomendada para a prática. Outro elemento que torna a natureza da região bastante atraente está na história geológica do Brasil. Há 520 milhões de anos, o atual município estava localizado numa gigantesca cadeia montanhosa, nos padrões do Himalaia. Atualmente, porém, o Brasil é um país de relevo baixo e na região de Búzios a altitude não passa dos 200 metros. Não deixe de visitar a Ponta do Marisco e a Ponta da Lagoinha, pontos turísticos que evidenciam esse passado distante.

Búzios recebe muitos cruzeiros marítimos, cerca de 70 navios por temporada. A influência estrangeira no local é tão forte que é facilmente perceptível na variedade de restaurantes do local, que servem pratos da culinária marroquina, francesa, italiana, japonesa, tailandesa, dentre outras. Porém, para representar as tradições brasileiras, existem diversos estabelecimentos especializados em frutos do mar, como moquecas. A diversidade alimentar de Búzios é tão importante que a cidade já ganhou até um evento anual gastronômico, o Degusta Búzios. Outro aspecto que chama a atenção são os vários ateliês espalhados pela cidade que evidenciam a forte presença de artistas plásticos. Em muitos casos, são turistas de outros lugares do Brasil ou estrangeiros que resolveram morar na região, sendo donos de pousadas ou vendendo suas artes, como música, escultura e artesanato geral. Todos esses atrativos fizeram com que o governo federal e estadual colocasse a cidade de Búzios entre os destinos turísticos a serem mais incentivados durante a Copa do Mundo de 2014.

Foto Búzios: viaje-turismo.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Búzios atrai turistas de vários lugares do Brasil e do mundo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *