Caldas Novas e Rio Quente abrigam fontes de águas termais requisitadas por muitas pessoas

Parque aquático em um dos hotéis do Rio Quente

Goiás, o estado que fica no coração no Brasil, também é conhecido por ter um dos melhores complexos de parques aquáticos do país. A região sudeste do estado é repleta de fontes hidrotermais nos arredores do leito do Rio Quente. Os municípios de Rio Quente e Caldas Novas recebem turistas de todas as partes do Brasil em busca desse capricho da natureza. O curso dos lençóis freáticos dessa área está próximo das camadas subterrâneas mais internas do planeta Terra. Isso aquece e pressuriza a água, que retorna a superfície formando as inúmeras fontes borbulhantes de águas mornas. São cerca de 6.228.000 litros de água por hora que brotam da terra, o que equivale a 149 milhões de litros por dia. O resultado disso são as piscinas naturais e artificiais que ficam constantemente cheias.

Ao longo do tempo, empreendedores perceberam o potencial turístico da região, quando surgiu a primeira pousada: o Rio Quente Resorts, no bairro Esplanada da cidade de mesmo nome. Foi também neste local onde foram descobertas as primeiras nascentes, durante a expedição do bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva no século 18. As primeiras legiões de hóspedes fiéis começaram a aparecer à procura das propriedades medicinais e terapêuticas das águas. A partir daí, essas duas cidades começaram a crescer com a chegada de novos empreendimentos dos setores de hotelaria e entretenimento. A rede de hotéis, pousadas, albergues, chalés, restaurantes, shopping centers e parques aquáticos da região é grande.

Atualmente, o Rio Quente Resorts Resorts é um complexo que reúne seis hotéis – com 1119 quartos no total – dezenove piscinas, seis toboáguas e a Praia do Cerrado, com areia e ondas de 1,20m. Tudo isso junto com dois parques aquáticos, o Parque das Fontes e o Hot Park. Cerca de 1 milhão de pessoas visitam esse resort por ano.

Na cidade vizinha de Caldas Novas, praticamente todos os hotéis têm seus próprios mini parques aquáticos, com piscinas, escorregadores e toboáguas abastecidos pelas nascentes termais. Aliás, são vários parques naturais abertos ao público na cidade. Os potenciais medicinais das águas mornas são cientificamente comprovados. Mergulhar nessas piscinas naturais pode ser bom para relaxar ossos, músculos, nervos e juntas. Quem ingere essas águas se beneficia com os compostos minerais, bons para alergias, nevralgias, reumatismo e afecções de pele. O paraíso perfeito para a galera da geração saúde.

Vale a pena passear também pelo Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, repletos de animais da fauna brasileira, como tucanos e pica-paus. O parque foi criado para proteger as áreas de mananciais e a vegetação característica do cerrado.

Sem dúvida, o lugar mais divertido para quem visita o estado de Goiás.

Foto: iryoda no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Caldas Novas e Rio Quente abrigam fontes de águas termais requisitadas por muitas pessoas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *