Campos do Jordão: no frio paulista

Pôr do Sol em Campos de Jordão

Campos do Jordão é um dos principais destinos nacionais dos brasileiros durante o inverno. Restaurantes, lojas e trilhas são os principais atrativos da região. E em julho acontece o tradicional Festival Internacional de Inverno, com concertos em diferentes pontos na cidade.

A Vila Capivari é o principal ponto de concentração de restaurantes, bares e lojas. Para quem quer sair, este é o local indicado. Há sempre apresentações de jazz pelas ruas, com os turistas em mesas de madeira pelas calçadas. Um dos restaurantes da vila é o Festival Della Pasta, de culinária italiana. Outra opção é o Villa Di Phoenix, muito procurado pelo fondue com opções de queijo, carne e chocolate.

A Ducha de Prata é um dos pontos turísticos mais antigos da cidade. Ela é formada por duchas artificiais com a água da represa de Ribeirão das Perdizes. O Museu Felícia Leirner é também muito procurado pelos turistas.  O espaço reúne mais de 90 peças feitas em bronze, cimento branco e granito, que foram doadas pela artista ao governo do estado de São Paulo.

Um famoso passeio histórico é a visita a Fazenda Baronesa Von Leithner Bistrô & Café. Ela foi a primeira fazenda de cultivo de frutas vermelhas de clima temperado no país. E para quem gosta, são vendidas geleias no local. A Fábrica de Chocolates Araucária é outro atrativo da região. O visitante conhece como é o processo artesanal do cacau, além de poder provar os doces e salgados que são feitos na fábrica.

Em Campos do Jordão também há opções de esporte. Há diversas trilhas próprias para o Moutain Bike, como a das Três Matas com mais de 8 km, ou a da Casa Redonda com 16 km. Essas duas trilhas estão perto do centro comercial e do Horto Florestal, o parque da cidade.

Como ir:
A viação Expresso Mantiqueira realiza viagens para Campos do Jordão, com partidas de cidades em São Paulo. Para mais informações, só entrar em contato por meio do telefone: 0800 999 701. Saindo do Rio de Janeiro, a viação Três Amigos tem linhas para a cidade paulista.

Quando ir:
Para aproveitar o clima da região, a melhor época é o inverno, alta temporada. A temperatura fica entorno de 5ºC nos meses de junho e julho.

Onde ficar:
O Hotel Nevada fica no centro da Vila Capivari, perto do comércio e está próximo da concha acústica da praça de São Benedito, onde acontecem as principais e eventos, como o Festival Intenacional de Inverno.  Todos os quartos da acomodação possuem calefação.

Foto: Ana Paula Hirama no Flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.