Campos do Jordão, o point do inverno

Morro do Elefante é um dos lugares que você não pode perder em Campos do Jordão

Assim como os paulistanos recorrem às praias no verão, Campos do Jordão é invadida por turistas no inverno. Seu clima gelado (a média nos meses de Junho, Julho e agosto fica entre 4 a 18 ºC), sua paisagem bucólica, sua arquitetura baseada em construções europeias, seus diversos restaurantes e as várias atrações turísticas que acontecem nesses meses tornam a cidade um dos principais locais de visitação durante o inverno, garantindo ao município o apelido de Suíça brasileira.

Chegando à cidade, existem diversos pontos turísticos que podem ser visitados, entre eles o Palácio Boa Vista, criado para ser a residência de inverno do governador de São Paulo, o  Horto Florestal, que possui 8.300 hectares de área preservada e várias trilhas e a Estrada de Ferro, que liga Campos do Jordão a outras cidades vizinhas. Feita em trens antigos, o passeio é praticamente uma volta ao tempo em que andar de trem era um lazer que merecia todo o conforto possível.

Outro ponto famoso é o Morro do Elefante, um dos mirantes da cidade.  Localizado a 1800 metros de altitude, é possível descansar em um jardim suspenso localizado no local e admirar a vista espetacular que o lugar proporciona. Outro motivo para visitar o Morro do Elefante é o teleférico instalado em seu entorno, onde se pode admirar com um pouco mais de conforto toda a beleza natural do lugar.

Campos do Jordão também é uma cidade famosa por sua gastronomia. Situada em um dos pontos mais elevados do país, seu clima frio contribuiu para que a maioria dos pratos oferecidos na cidade sejam compostos por fondues, sopas, massas e outras comidas quente, fazendo da cidade parada obrigatória para os amantes do turismo gastronômico. Também é possível encontrar na cidade pratos famosos da cozinha portuguesa e espanhola.

Mas a principal atração de Campos do Jordão é, sem dúvidas, o seu Festival de Inverno. Maior evento de música erudita da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão reúne grandes nomes da música clássica em diversas apresentações que ocorrem durante o inverno. Patrocinado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, através de parcerias com empresas privadas, o festival é aberto para o público em geral que deseja apreciar uma boa música.

Para quem deseja mais informações sobre a cidade, pode-se acessar o site Campos do Jordão, dedicado a mostrar todas as atrações turísticas que a cidade oferece, como também mostrar opções de acomodação e deslocamento durante a estadia no local.

Foto: guineves no Flickr

Autor: Mônica Wanderley

Blogger na rede The Diktyo SL.Bacharelado em Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.