Capital mais arborizada do país, Porto Alegre exala cultura

Imagem da cidade de Porto Alegre à noite

Porto Alegre não é apenas aquela cidade que está localizada a uma hora e meia de distância de Gramado e das outras cidades da Serra Gaúcha. Não deve ser vista dessa forma. A capital do estado do Rio Grande do Sul também possui atrações que merecem uma conferida. Por todo lugar que se olha, se vê muitas árvores. Para enquadrar os detalhes dos edifícios numa fotografia, o fotógrafo deve ter muita habilidade para desviar dos galhos e folhas que estão em toda parte. As ruas arborizadas revelam um charme especial de uma cidade grande banhada por um lago imenso, o Guaíba. A vida cultural intensa de Porto Alegre também ajuda a espairecer do caos urbano.

O Mercado Público e o Santander Cultural são lugares que merecem destaque, pois foram restaurados para entreter turistas e moradores. O Mercado surgiu no período da escravidão. Aliás, Porto Alegre e adjacências são lugares de referência no que diz respeito às religiões afro-brasileiras. Dentro do prédio é possível encontrar a Pedra do Bará, um orixá que transmite vibrações positivas a quem passa por ali. O Mercado Público também possui lojas de bebidas e iguarias típicas, além de receber rituais de pais-de-santo.

Não deixe de visitar a Fundação Iberê Camargo, um museu de padrão internacional, cujo acervo conta com obras do pintor Iberê Camargo e mostras temporárias de outros artistas brasileiros e estrangeiros.

O clima da cidade é caracterizado por uma amplitude térmica elevada em comparação aos demais estados brasileiros. Devido a latitude e posição geográfica, os verões de Porto Alegre são sufocantes e os invernos muito rigorosos. Com 1,4 milhões de habitantes, Porto Alegre é a décima maior cidade brasileira, sendo a segunda maior da Região Sul do país.

Os parques da cidade também são ótimas atrações que a cidade oferece. Não deixe de visitar o Parque Farroupilha, com seus monumentos importantes e o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Já o Parque dos Moinhos é referência por estar ao lado da luxuosa Rua Padre Chagas, a versão porto-alegrense da rua paulistana Oscar Freire. Porém, vale lembrar que não aconselhável passear por esses locais durante a noite, já que os parques e praças não são cercados. Mesmo com tendência de queda, a criminalidade faz parte da realidade de Porto Alegre, assim como qualquer outra grande cidade brasileira.

A gastronomia diversificada inclui as típicas churrascarias, marca registrada do Rio Grande do Sul. Se você visitar Porto Alegre, prepare-se para comer muita carne. Esta cidade também oferece bares, eventos e casas de shows suficientes para divertir a galera.

A capital gaúcha também será uma das sedes da Copa do Mundo FIFA 2014. Com a reforma do estádio Beira-Rio prevista para estar concluída no final de 2012, a cidade também poderá receber a Copa das Confederações de 2013, um evento teste para o mundial. Assim como o resto do Brasil, Porto Alegre não poderia fugir da regra: O futebol é o esporte preferido das pessoas e a paixão divide categoricamente a população entre Grêmio e Internacional. O Gre-Nal é um dos maiores clássicos do país.

Foto: Ander Vaz no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Capital mais arborizada do país, Porto Alegre exala cultura”

  1. Mentira aqui as árvores são sistematicamente mutiladas e cortadas pela prefeitura só os moradores é que plantam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.