Ceará, estado de paisagens fascinantes

Ceara é um paraíso natural

Na região Nordeste do Brasil, limitando-se com os Estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e o Oceano Atlântico, fica o Ceará, que recebe milhares de turistas durante todo o ano e, em especial, nos períodos de alta estação. O Estado de Ceará oferece mil e uma atrações para quem o visita. Conhecê-lo é certeza de vivenciar fortes emoções, seja na terra, no ar ou no mar.

Muita gente afirma que o Ceará é um imenso paraíso tropical. Exagero à parte, o Estado tem 146.348 quilômetros quadrados de paisagens fascinantes numa geografia que reúne praia, serra e sertão, sob o calor do sol, que brilha 2.800 horas por ano. Sete milhões de cearenses fazem o turista se sentir em casa, num convívio quase familiar. A hospitalidade cearense é conhecida e elogiada. O visitante acaba adotando um pouco do que os nativos da Terra da Luz chamam orgulhosamente de cearensidade.

Fortaleza, capital cearense, é a principal porta de entrada no Estado, conhecido pelo espírito alegre e festeiro do seu povo. Não faltam opções de lazer e entretenimento em qualquer época do ano. Assim, o turista tem a garantia de uma viagem inesquecível ao escolher o Ceará para curtir as férias e/ou folgas prolongadas.

O passeio pelo Ceará começa pelo litoral, que se estende por 573 quilômetros de paisagens deslumbrantes. O cenário inclui dunas branquíssimas, falésias de areias coloridas de onde jorra água límpida, coqueiral verdejante, mar de águas verdes e mornas e lagoas de água doce à beira-mar.

Ao visitar as serras cearenses, o turista confere um Ceará diferente, onde o calor dá lugar ao frio aconchegante. É o Ceará serrano, perfeito para o turismo ecológico, com atrações como grutas, cachoeiras e rica fauna e flora. E ainda assiste às manifestações populares e saboreia mesa farta de doces e licores.

No sertão, o visitante conhece o Ceará místico, mergulhando num repertório vivo de crenças e mitos. Ali também aflora a religiosidade de forma plena e espontânea. O passeio inclui ainda belezas naturais, como grutas, açudes, monólitos e sítios arqueológicos. Um presente para os nativos e um deleite para os visitantes, que ainda apreciam a típica culinária com seus sabores exóticos, o artesanato e o folclore da região, verdadeiras exaltações à bravura e a força do homem da região.

No Ceará, o turista sempre encontra o seu roteiro preferido. Depois é só curtir e se apaixonar pela Terra da Luz, que faz brilhar a alegria de vivenciar de verdade um Ceará que é um sonho permanente de todos os viajantes.

Foto paisagens Ceará: guiasobrebrasil.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *