Cidade do México, do Império Asteca ao século XXI

Cidade de México é a segunda cidade mais populosa do mundo

A segunda cidade mais populosa do mundo ainda guarda alguns vestígios da civilização que ali habitou antes da chegada dos colonizadores espanhóis. Construída no lugar da antiga capital do Império Asteca, Tenochtitlán, a Cidade do México é badalada, divertida e interessante. As proporções gigantescas da metrópole garantem ao visitante uma variedade de opções de roteiro. Museus, galerias de arte e monumentos estão espalhados por todos os cantos. Entretanto, o que mais encanta as pessoas são os sítios arqueológicos, como o de Teotihuacan, onde estão localizados os templos sagrados de Quetzal Papaloti. A Pirâmide da Lua e os Caracóis Emplumados também mostram a história dos Astecas. Do alto da Pirâmide do Sol, a vista panorâmica para a região metropolitana da Cidade do México é encantadora.

A capital mexicana está situada dentro do Distrito Federal. Embora não seja um estado, o D.F do México é uma das 32 unidades da Federação do país. A gastronomia da Cidade do México é diversificada e vai muito além dos pratos típicos apimentados e da tequila. O circuito gastronômico é abrangente e conta com milhares de restaurantes com influência da culinária de várias partes do mundo. A cidade ainda oferece passeios por jardins, ruas charmosas e inúmeras de opções de compras.

No lugar onde o moderno e o antigo se encontram e se misturam, é comum ver templos astecas e construções coloniais ao lado de arranha-céus moderníssimos. A Basílica de Guadalupe é outro local de interesse que merece ser fotografada por quem a visita. A Igreja abriga a imagem religiosa da Padroeira do México e do Continente Americano: a Virgem de Guadalupe. A região onde está a Basílica possui um terreno instável. A cidade do México como um todo foi erguida sobre o lago Texcoco, que foi aterrado para receber as construções. A conseqüência disso é que algumas áreas da cidade correm risco de afundar, embora o governo mexicano esteja tomando as providências para evitar que isso aconteça.

Como em qualquer grande cidade do mundo, o centro financeiro da Cidade do México concentra shopping centers, lojas, centros comerciais e hotéis de alto padrão, além da paisagem urbana encantadora. Vale a pena dar uma passada pelos distritos de Santa Fé e Polanco.

Assim como São Paulo, o trânsito é caótico. A dica é se locomover pelas linhas de metrô, que servem a maior parte da cidade. A média de temperaturas anuais é de 22 graus, o que proporciona um ambiente agradável na maior parte do ano.

Foto Cidade de México: elarsenal.net

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Cidade do México, do Império Asteca ao século XXI”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *