Cidades e natureza: a beleza de construções na beira de penhascos

Cidade italiana de Manarola
Cidade italiana de Manarola

Uma viagem diferente é conhecer vilarejos e cidades que foram construídas na beira de precipícios. Além da vista maravilhosa, que deve ser fotografada, o turista faz um roteiro diferente ligado mais a paisagem e arquitetura.

O vilarejo Al Hajara, no Iêmen, foi construído pelos otomanos no topo de uma colina, nas montanhas de Manakhak, no século XXII. As casas são feitas de blocos maciços de pedra, formando uma muralha. Algumas tem oito andares e possuem uma arquitetura toda decorada, inclusive nos detalhes. Essas casas foram construídas como forma de defesa na época e atualmente atraem muitos turistas.

A cidade de Ronda, na província de Málaga, na Espanha tem uma das vistas mais bonita do país. Ela é dividada em duas partes por um desfiladeiro com mais de 150 metros. A região é considerado o local onde as touradas começaram e muitas casas foram levantadas na beira do precipício.

Na Grécia, o vilarejo de Oía, em Santorini, tem uma vista espetacular, principalmente no pôr do sol. A ilha grega tem as famosas casas brancas uma do lado da outra, com igrejas de cúpula na cor azul do mar. Típico destino veraneio, a região também é famosa pelos restaurantes e hoteis luxuosos.

O vilarejo português de Azenha do Mar, na cidade de Sintra, foi construído em uma montanha, bem na parte da encosta. Os moradores possuem uma piscina de água natural, muito procurada pelos turistas, além de conta com uma área com vários mirantes.

Já na Itália, a vila mais famosa construída num rocha é a de Manarola.  Ela está localizada na beira do Mar da Ligúria e possui um vilarejo de pescadores. Durante o verão, o litoral fica cheio de barcos e principalmente de turistas, por ser um destino de veraneio. A vila também tem vinícolas e é bastante comum tomar vinho na principal praça: a Piazza Capellini.

Na França, o vilarejo Bonifácio, na Ilha de Córsega é bastante popular. As casas foram levantadas no século IX e todas elas possuem um cor de pastel, combinando com o aspecto da falésia, aonde foram construídas. A região bem bem elegante e romântica, sendo um destino popular para casais. Apesar da sua fama, Bonifácio só tem três mil habitantes, mas tem muitas opções de cafés e restaurantes. Na parte baixa da vila, há várias lojas, hotéis e iates que valem a pena ser explorados.

O interessante é sempre buscar por coisas novas e diferentes. Montar um roteiro a partir de temas que mais lhe interessa é uma boa opção. Partindo desse princípio, você sempre irá se deparar com cidades mais e menos conhecidas. O importante é sempre se deparar com lugares novos que lhe proporcionem uma experiência única.

Foto: zh.fotopedia.com/items/flickr-1104876684

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.