
Com a chegada da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Ministério do Turismo começa a organizar melhor a classificação de serviços de hospedagem no Brasil. Esta é uma tentativa de aumentar a credibilidade quanto à contratação de quartos que realmente tenham qualidade e não somente propaganda enganosa. Conheça os novos critérios de classificação dos hotéis de acordo com o SBClass (Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagens), sistema interligado ao Ministério do Turismo.
Basicamente o governo pretende classificar oficialmente os hotéis e hospedagens entre uma e cinco estrelas. São diversos campos de matrizes que serão mais estruturadas para melhor informação ao consumidor. O sistema de meios de hospedagem também vai passar por uma padronização quanto à classificação territorial, ou seja, é indispensável dizer se está instalado em área litorânea, rural, urbana, etc. Ou mesmo quanto à estrutura: Flat, pousada, hotel, entre outros.
Até então o “sistema estrela” não era oficial no país. Com isso a padronização nacional se aproxima um pouco mais da internacional. Os governantes esperam aumentar a confiabilidade internacional diante os serviços oferecidos. Vale ressaltar que todos os campos de análises turísticas internacionais, hoje em dia, levam o quesito qualidade extremamente a sério. Sendo assim, as estrelas não serão agregadas facilmente para quem não possuir conjunto de instalações qualitativas.
Os requisitos para ganhar estrelas são: funcionalidade, segurança, princípios de sustentabilidade e qualidade nos serviços. As condições dos móveis e decoração dos hotéis valem mais do que o valor das mesmas no mercado. Com isso, muito estabelecimento que não possui equipamentos tão modernos, mas sim bem conservados, estão ganhando estrelas avançadas. O empreendimento que não mantém os serviços sempre conservados acaba descendo bastante na tabela de classificação.
O sistema anterior de classificação nacional ficou extremamente ultrapassado. Há um bom tempo o Ministério vem trabalhando pesado para solucionar a problemática. Contudo, a chegada dos grandes eventos mundiais, de fato, acelerou ainda mais o processo de reestruturação. Até a Copa das Confederações o governo almeja aplicar à taxionomia em quase 40% da sua rede atual hoteleira. Na Copa é estimado quase 90%.
Contudo, esta lei não é norma obrigatória aos empresários. Neste fôlego, o consumidor deve estar bastante atento à legítima qualidade de serviços oferecidos divulgados em folhetos ou páginas na web. A melhor forma de consultar um hotel e não ser surpreendido com os serviços é acessar a Classificação de Hospedagens segundo o SBClass. Serviços que não possuem estrelas não merecem credibilidade.
Foto: Rodrigo_Soldon no Flickr
Bom dia,gostaria de saber como fica as estrelas na classificação dos hotéis no Brasil.Para quer não fique dúvida as que usam hotel.
Olá Manuel.
As que usam as estrelas devem realizar o cadastro no SBClass, assim que o mesmo estiver disponível, para serem consideradas oficiais.
Para viajar com confiança ao Brasil para participar da Copa do Mundo é muito importante que os hotéis estão bem classificados pelo Ministério do Turismo, e que pode ir com confiança para um B & B ou uma pousada ou um resort ou hotéis, quer estrelas um, dois, três, quatro ou cinco