Clima europeu e badalação atraem visitantes de todo o Brasil a Campos do Jordão

Campos do Jordão atrae com clima europeu

A cadeia montanhosa da Serra da Mantiqueira, que ocupa os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, está repleta de cidades com potencial turístico. Campos do Jordão, no território paulista, é uma delas. Situada a cerca de 1700 metros de altitude, o clima do município é ameno no verão e rigorosamente frio no inverno para os padrões brasileiros. A maior concentração de turistas que a cidade recebe se dá nos meses de junho, julho e agosto, época em que as temperaturas da região podem chegar a níveis abaixo de zero grau. Geadas são comuns durante o inverno, que também é a época em que acontecem os principais eventos da cidade, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Várias apresentações de música erudita tomam conta da cidade durante esse período.

Para quem anda pelas ruas da cidade, a sensação é a de estar em algum país europeu. O estilo alpino da arquitetura das construções já rendeu à cidade o apelido de “Suíça Brasileira”. A Vila Capivari, na região central, possui inúmeras lojas especializadas em malhas, artesanato e chocolates caseiros, bares, praças e restaurantes. A gastronomia da cidade também um dos pontos fortes, com estabelecimentos especializados em pratos franco-suíços, portugueses, espanhóis, massas italianas e churrascarias. Vinhos e cervejas de ótima qualidade podem ser encontrados em vários pontos.

O morro do Elefante Branco é um dos principais pontos turísticos da cidade. O cume da montanha alcança a altura de 1800 metros acima do nível do mar e pode ser acessado de teleférico, cujo preço do passeio é 10 reais. Do alto, a vista panorâmica tira o fôlego de qualquer pessoa. Localizada numa área de relevo acidentado e com o predomínio de Araucárias na vegetação, a paisagem natural de Campos do Jordão também é um ótimo atrativo para os amantes do turismo ecológico. Existem vários locais apropriados para a prática de arvorismo, pesca, passeio a cavalo, trilhas em meio às florestas, dentre outras modalidades.

Visitar a Pedra do Baú também é uma ótima dica. Já do alto do Pico do Itapeva, é possível avistar inúmeras cidades do Vale do Paraíba paulista, como São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Aparecida, Caçapava etc. Passear de trem pela região é um dos roteiros mais charmosos que há na região. Pela antiga ferrovia, principal via de acesso a Campos do Jordão até a década de 1970, é possível percorrer um trecho de quatro quilômetros de Maria Fumaça.

Muita gente visita a cidade durante o verão. Nessa época do ano, as atrações de Campos ficam menos disputadas e mais baratas. O município conta com uma excelente infra-estrutura, com cerca de 8000 leitos em hotéis e pousadas a preços acessíveis.

Foto Campos do Jordão: tripadvisor.com.ar

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.