Como tirar passaporte comum?

Descubra os passos a seguir para obter o novo passaporte azul

Conforme os anos passam, o número de brasileiros que estão viajando de avião para o estrangeiro aumenta consideravelmente. Contudo, existem diversas tramites para serem resolvidas para que não ocorra nenhum tipo de revés na viajem, uma dela é o passaporte. Saiba como retirar um passaporte, ou melhor, como tirar o novo passaporte azul.

  • O primeiro passo é acessar o endereço eletrônico da Polícia Federal e clicar sobre o link “Requisição de Passaporte”.
  • Prossiga em “gerar protocolo”.
  • Gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento de R$ 156,07, esta é a taxa cobrada para quem solicita o documento mais comum ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional) de cor azul.  O pagamento do boleto não pode exceder a data de vencimento.
  • A concessão sem apresentação prévio do documento anterior, independentemente da validade, atualmente possui o valor de R$ 312,14.
  • Finalizar o processo virtual.

Comparecer ao DPF (Departamento da Polícia Federal)

Logo após encerrar os passos pela internet e ter pagado o boleto GRU é necessário comparecer em algum dos postos DPF do estado com o comprovante de pagamento e alguns documentos pessoais para que o andamento do processo continue o andamento. Nesta hora uma pesquisa prévia via internet é bastante válida, principalmente porque alguns órgãos demandam agendamento prévio.

Segue a baixo alguns documentos necessários para conquistar a concessão aeroportuária. Eles devem ser entregues em originais (Ressalta-se que algumas leis legislativas podem requisitar papéis oficiais extras para algum tipo de confirmação adicional):

  • Ser natural do Brasil ou naturalizado com certificação de naturalização.
  • Guia GRU paga. O recibo virtual deve conter o CPF do responsável o código da receita da unidade que arrecada o valor.
  • RG.
  • Certidão de Nascimento (menores de 12 anos).
  • Pessoas que possuem o nome alterado devem trazem a Certidão de Casamento, Divórcio ou Separação.
  • Título de Eleitor munido de comprovantes da votação da última eleição. Quem perdeu os selos autenticados pela Justiça Eleitoral deve solicitar uma declaração da mesma condizendo que as obrigações eleitorais estão em dia. Quem possui justificativa eleitoral também está autorizado.
  • Reservista para o sexo masculino.
  • Apresentar o Passaporte anterior, quando houver, independente se o mesmo está inválido ou inutilizado por qualquer motivo.

É necessário comparecer titularmente no DPF, independente se menor de idade. Lá serão realizadas outras diversas tramites como: coleta de digitais, fotografias e assinaturas. A entrega é realizada mediante reapresentação do RG.

O local e horário serão divulgados durante o processo, sendo que a entrega demora aproximadamente seis dias úteis. O passaporte é válido por cinco anos, sendo obrigatória a sua renovação quando o prazo de validade se encerrar – momento este onde todos os documentos devem ser reunidos novamente para reconquistar a licença oficial para viajar.

Vale dizer ainda que o visto nada tem haver com o explicitado no artigo. Quem almeja renovar tempo de estadia deve procurar embaixadas e consulados.

Para esclarecer maiores dúvidas é só discar 0800-9782336 ou mandar um e-mail para css.serpro@serpro.gov.br.

Leia Mais:

Cuidados ao viajar com criança

Passagens aéreas sobem 50% em 12 meses

Mala extraviada, e agora

Foto: Fotos Gov/Ba no Flickr 

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

2 comentários em “Como tirar passaporte comum?”

  1. Passaporte Rápido
    Olá, trabalho como despachante há mais de 10 anos, gostaria de esclarecer mais sobre a retirada de passaporte para vocês interessados em obter.
    Faço a região de São Paulo e Rio de Janeiro e Demais localidades do Brasil e garanto o prazo máximo de 01 dia(após o contato) para você estar dando entrada diretamente ao posto da Policia Federal para passaporte e a retirada de 24 a 48 hrs(de acordo com sua necessidade) ou de até 06 dias úteis (o prazo que a policia federal pede para fazer a retirada normalmente)e garanto total confiança e credibilidade a você, seu passaporte em suas mãos no máximo em uma semana !

    Trabalhamos também com Visto Americano e diversos outros e garantimos os menores Prazos para sua entrevista ao consulado dando total apoio até a data de sua entrevista, e garantimos seu visto adquirido!

    Ligue e agende ou tire suas duvidas sobre nosso serviço de Passaportes e Vistos
    Fazemos qualquer serviço relacionados a Passaportes em Geral e Vistos Américanos!
    Documentos necessários Passaportes : N° do protocolo, data de nascimento
    Visto Americano: DS160 (preenchido)

    Ligue já e agendem para amanhã mesmo seu passaporte ou sua entrevista ao consulado!
    Damos total confiança a nosso serviço prestado a você, ligue e nos perguntem como !

    (11)6705-7993 ou (11)7781-4429 ID:125*46224
    Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.