Como viajar de trem pela Europa

Confira as dicas para viajar em trem pela Europa
Confira as dicas para viajar em trem pela Europa

Viajar de trem pela Europa é uma das opções mais baratas e confortáveis. Além de ser um meio seguro e eficiente, os países possuem uma extensa malha ferroviária, conectando-os, o que é essencial para os turistas que estão visitando vários lugares no continente. Confira as dicas de como conseguir passagens, além de dicas de viagem para aproveitar o passeio com conforto e sem estresse.

Para aqueles que estão fazendo mochilão ou tem mais de um país no roteiro, o trem é a melhor opção como transporte, afinal as passagens são muito mais baratas que as do avião. Apesar da viagem ser um pouco mais longa, a praticidade é uma das maiores vantagens, pois não precisa fazer check-in e ficar horas nas longas filas como no aeroporto.

As linhas de trem mais conhecidas na Europa e também de qualidade, são a Thalys, o TGV e a ICE, AVE, Freccia e Eurostar. A Thalys liga a França, Bélgica e Holanda, enquanto o TGV conecta as principais regiões da França. A ICE é bastante usada para quem está viajando pela Alemanha, já a AVE é na Espanha, a Freccia na Itália e a Eurostar para quem está indo de Londres a Paris ou vice-versa.

Além de poder comprar os tickets do trem nas próprias estações, os bilhetes também são vendidos pela internet. A Eurail, por exemplo, vende passes online e um de seus bilhetes mais conhecidos é o Global Pass que leva a 23 países da Europa, como França, Itália, Irlanda, Holanda, Alemanha e Grécia. Os preços variam pela validade do bilhete, entre 10 dias e 3 meses, além da idade do passageiro. Clique aqui para mais informações.

Atenção para o horário do embarque. Os trens na Europa são pontuais e dificilmente atrasam. Quando eles param nas estações, são por poucos minutos, então é importante chegar meia hora antes para procurar com calma onde é a plataforma de embarque para evitar qualquer tipo de emprevisto.

Quanto a bagagem, não há despacho de mala no trem. O passageiro carrega seus pertences e normalmente são permitidas duas malas e uma bagagem de mão. Para evitar muito peso leve uma mochila e uma mala pequena ou média. Nas cabines, há um compartimento para deixar seus objetos, assim como no avião.

Os serviços de bordo são de qualidade. A Thalys e a TGV, por exemplo, servem todas as refeições na poltrona do passageiro. Sempre há restaurantes ou um pequeno bar, além de carrinhos com comidas e bebidas que circulam nos corredores do trem. A viagem sendo tranquila e confortável, além de possibilitar o turistas conferir as belas paisagens das janelas.

Foto: Cris Valencia no flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

3 comentários em “Como viajar de trem pela Europa”

  1. Ótimas dicas! Quem precisar de ajuda para comprar os bilhetes ou para escolher o melhor roteiro, é só falar com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.