Companhia holandesa KLM, possibilita os passageiros escolherem com quem vão sentar

KLM linhas aereas
KLM linhas aereas

Embarcar em voos de longas horas é cansativo para qualquer um. Pior quando o passageiro ao lado é desagradável. Para evitar situações como essa e proporcionar uma viagem mais confortável, a companhia aérea holandesa KLM, lançou no final do ano passado um sistema que possibilita dos passageiros escolherem os seus vizinhos de poltrona. O sistema é uma novidade na área e dá liberdade a quem esteja viajando escolher com quem irão sentar.

O serviço, chamado de Meet & Seat (“conheça e sente”), já entrou em operação neste ano e permite que as pessoas vejam quem são seus companheiros de poltrona, possibilitando acesso aos seus perfis em redes como Facebook. A visibilidade de cada conta nas redes sociais vai depender da opção do usuário para que os passageiro vejam ou não as informações do seu profile.

O sistema disponibiliza um mapa de assentos que tem o perfil de quem está viajando no voo e onde cada um está sentado. Basta selecionar a poltrona que deseja e fazer a reserva. Os dados dos passageiros são usados especialmente para o Meet & Seat e são deletados 48 horas depois do voo.

O objetivo da KLM é de permitir que eles conheçampessoas interessantes que estarão a bordo em seu voo da KLM – por exemplo, outros passageiros que estarão presentes no mesmo evento em seu destino”.

Mesmo com a intenção de permitir que pessoas com os mesmos interesses possam sentar juntas, o sistema também dá a brecha para quem está viajando escolher seus companheiros de poltrona simplesmente pela aparência, fugindo um pouco do propósito.

Para usar o serviço, o usuário deve compartilhar seu perfil do Facebook ou LinkdeIn. Além disso, o Meet & Seat, é disponibilizado para reservas de 1 passageiro, com uma antecedência de 90 dias a 48 horas antes da partida, e para todos os voos intercontinentais da KLM que vão ou saem de Amsterdã.

A aérea holandesa não é a primeira empresa do setor a inovar usando as mídias sociais. A Malaysia Airlines por exemplo, também lançou um serviço via Facebook que permite que seus passageiros chequem se há algum amigo seu com reservas para o mesmo voo ou visitando o mesmo destino no mesmo período.

Mas o serviço da companhia holandesa ainda é recente. Agora é esperar como será a reação dos passageiros e o que eles acham da novidade, além de conferir se o novo sistema será um sucesso.

Confira também dicas de turismo no ViagemHoje: Os principais pontos turísticos de Londres.

Foto: BriYYZ no flickr

 

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

Um comentário em “Companhia holandesa KLM, possibilita os passageiros escolherem com quem vão sentar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.