Confeitaria Colombo

Confeitaria Colombo

Localizada no centro histórico do Rio de Janeiro,a Confeitaria Colombo nasceu junto com a forte onda bohemia  e literata da cidade,se  tornando ponto de encontro de artistas,intelectuais e políticos.Fundada em 1894 por imigrantes portugueses,ainda hoje,ela é considerada um dos mais sofisticados ambientes da cidade.O célebre slogan criado por Manoel José Lebrão,’o freguês sempre tem razão’ permanece  como marca registrada do local,que desde sua inauguração trata muito bem seu clientes oferecendo pratos originais e de um bom gosto inigualável.

Sua arquitetura rebuscada,totalmente inspirada na Bélle Epoque,contou com a visita de Chiquinha Gonzaga,Olavo Billac e outros nomes da música e da poesia.Quatro andares com três amplos salões comportaram grandes rodas de debates e encontros literários.

A roda de intelectuais mais famosa a passar pela Colombo,foi a de Olavo Billac,fundador da Sociedade dos Homens de Letras,em 1914.O objetivo era criar um protesto contra os baixos salários dos ‘trabalhadores intelectuais’,como jornalistas,poetas e artistas que eram vistos,na época,como dispensáveis para a sociedade,obrigando esta classe trabalhadora a viver uma constante luta por melhores condições de trabalho e salário.Em 1955,o centenário de Billac foi homenageado na confeitaria.

Entrar na Colombo é como viajar no tempo e capturar a essência clássica dos tempos de República.As peças de louça delicada,os espelhos suntuosos,lustres e toda a atmosfera nostálgica garantem a sensação de estar em uma outra época.Em 1922,foi inaugurada uma sala de chá no segundo andar com iluminação natural vinda de clarabóias e vitrais.A sala ficou famosa por receber um grande número de pessoas que iam pontualmente até lá apenas para apreciar o chá que era servido em belas xícaras.

Os cardápios da confeitaria foram especialmente formulados para atender ao público local e aos turistas que frequentemente visitam  e fotografam a exuberância das paredes esculpidas em madeira.Há uma versão em português,com os pratos tradicionais da Confeitaria e pratos inspirados em comidas internacionais,em uma versão totalmente em inglês.

Em 1994 ,foi inaugurada a Colombo Express,um fast food inspirado os pratos e na qualidade da Colombo.Hoje,há uma filial no Forte de Copacabana onde é possível tomar um café com vista para o mar.O cenário perfeito para um fim de tarde.

Atualmente,a Colombo oferece a seus visitantes,uma vitrine com antigas peças á venda e lembrancinhas criadas exclusivamente para a confeitaria.

Estima-se que mais de três mil turistas passam por lá em épocas de alta temporada.

Quando for visitar a Colombo,não deixe de pedir a torrada Petrópolis,tradicional e crocante e o petit four,um biscoito que não leva farinha em sua massa.Outros pratos como saladas de salmão,rosbife e temperos diversos também valem a pena.Fica na Rua Gonçalves Dias,no centro do Rio de Janeiro.

Foto Confeitaria Colombo: lugaresquever.blogspot.com

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

2 comentários em “Confeitaria Colombo”

  1. Ótimo texto, párabéns.
    Uma interessante história de uma ótima confeitaria
    Na próxima vez que for ao Rio de Janeiro, com certeza darei uma passada por lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.