Costa Rica possui 6% da biodiversidade mundial

A selva da Costa Rica possui grande quantidade de animais exóticos

Um lugar paradisíaco repleto de fauna e flora. Talvez esta seja a melhor frase para caracterizar a Costa Rica, um encantador paraíso selvagem. São regiões como essas que trazem toda a característica da rica beleza que a natureza pode oferecer, os traços são marcantes e facilmente notados. As borboletas possuem infinitas cores, assim como o céu imensamente multicolorido. A população possui alta qualidade de vida e notável consciência ambiental culturalmente enraizada. Apesar de pequena, Costa Rica possui 06% da biodiversidade de todo o planeta.

O país faz fronteira entre o Panamá, localizado ao Sul, e a Nicarágua, situada ao norte. A democracia política pacífica é uma grande marca do local, uma vez que a população não coloca as mãos em armas e nem provoca conflito armado há mais de 60 anos. São apenas quatro milhões de habitantes que gozam de saúde e educação gratuitamente. A qualidade de vida é extremamente alta, a perspectiva é de 80 anos entre mulheres e 76 entre homens. O país exporta banana para o mundo inteiro, porém a imagem de paraíso paradisíaco da América Central é muito mais vendida e justificável.

O colorido do céu é impagável, os tons presentes só podem ser produzidos pela incrível mãe natureza. É muito fácil se esquecer da vida ao admirar à pura atmosfera. Entre maio de novembro o país fica mais florido e as correntes de água ficam mais rápidas e maiores, mais chuva e belezas naturais destacáveis para o turista. A imensidão dos rios é de se perder de vista. O vulcão é enorme e coberto por neblina densa. As árvores possuem muitos metros de altura que preenchem a mata cheia.

As imensas porções de terras trazem diversas pontes. Muitas árvores estão estruturadas para prática de arborismo, rapel e outros tipos de esportes praticados em florestas. O espírito de aventura é despertado na Copa da Arvores, 170 metros do chão com total adrenalina florestal. Fazer rapel no meio de chuva misturada com o sol que fatalmente resulta em arco-íris multicoloridos é o sentimento mais natural do ambiente silvestre respirado na Costa Rica.

É expressamente aconselhável procurar um dos diversos serviços de guia ou, para os que não sabem utilizar equipamento, procurar algum instrutor especializado facilmente encontrado no local. De fato, muitos se perdem na floresta com facilidade.

Foto: hans switzer no Flickr

Autor: Renato Duarte Plantier

Redator na rede de blogs The Diktyo SL. Coproprietário e Redator de blogs informativos em AsemioticanaWeb

2 comentários em “Costa Rica possui 6% da biodiversidade mundial”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.