Croácia, a pérola dos Balcãs

Zagreb é a capital de Croácia e o centro cultural do país

Dentre as Repúblicas da antiga Iugoslávia, a Croácia é a que teve o maior crescimento no número de turistas em 2010, com 7% a mais do que no ano anterior. No ranking mundial, o pequeno país em forma de ferradura registrou o quarto maior aumento no número de visitantes, superado apenas pela Coréia do Sul (+28%), China (+23%) e Alemanha (+11%). Embora ainda esteja longe de ser um dos lugares mais procurados e visitados do mundo, esse crescimento é sinal de que cada vez mais as pessoas reconhecem a Croácia como um lugar divertido para se visitar.

Banhada pelo Mar Adriático, a Croácia está localizada no leste europeu. É um país pequeno, com pouco mais de 56 mil quilômetros quadrados. A geografia recortada do litoral possui inúmeras baías, penínsulas e mais de mil ilhas. O clima mediterrâneo da região faz com que a costa croata seja um lugar tão agradável como o litoral da Grécia.

Quem visita este pequeno país não deve deixar de passar por Zagreb, a capital croata. Centro cultural do país, a cidade abriga inúmeros edifícios de arquitetura medieval e ruas e ladeiras de paralelepípedos. O prédio do Teatro Nacional da Croácia e a Catedral de São Marcos estão entre os principais cartões postais da cidade. Localizada no bairro Gradec, a Catedral chama a atenção pelos arcos e portais góticos construídos no século 13. Bares, restaurantes e centros culturais estão espalhados pela Cidade Alta e pela Cidade Baixa.

A 400 km de Zagreb, próximo ao extremo sul do país, está localizado a cidade de Dubrovnik. Espremida entre o mar e uma cadeia de montanhas, o local é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. As construções históricas estão separadas das águas do Adriático por uma cortina de muralhas medievais. Entre as ruas de pedra, existem inúmeras opções de cafés e lojas de souvenirs. Dubrovnik também está na rota dos cruzeiros marítimos que circulam pelo Mediterrâneo. Mas para quem não puder chegar de navio, a opção é pegar um ônibus que parte diariamente da cidade de Split.

Situada na costa do Mar Adriático, Split é a segunda maior cidade da Croácia. Este lugar abriga o museu mais antigo do país, o Museu Arqueológico. Fundado em 1820, o acervo conta com relíquias pré-históricas e moedas antigas. Assim como Dubrovnik, Split também pertence à região da Dalmácia, conhecida mundialmente por ser o local de origem dos cães da raça dálmata. Passear pelas Ilhas Dálmatas de Korcula, Hvar e Mljet ao longo do litoral croata é um roteiro indispensável para qualquer viajante. Trata-se de uma aula sobre as transformações que a região Balcânica sofreu ao longo do tempo com a civilização Greco romana. E tudo isso com a belíssima vista para as águas azuladas do Adriático.

Foto Zagreb capital Croácia: zagreb-touristinfo.hr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.