Curitiba, clima europeu na capital paranaense

Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba é hoje um dos grandes centros urbanos da região sul do país, destaca-se entre as capitais dos estados brasileiros por sua beleza e clima ameno. Reconhecida pelos turistas por sua ampla estrutura e hospitalidade com quem busca conhece-la. Curitiba conta com diversos parques, museus e restaurantes, tudo isso brindado com uma cidade de grande porte que não perde suas pequenas belezas.

Diferente da maioria das capitais e grandes cidades do Brasil, Curitiba tem em suas ruas e avenidas belas paisagens com arborização abundante que confere a cidade um ar mais aconchegante. É nessa paisagem que encontram-se sutilezas que o turista que for a Curitiba não pode deixar de visitar. Reconhecida pelas suas soluções em urbanização e infraestrutura é parada obrigatória para os turistas as chamadas estações tubo, aproveitando o passeio pelo centro da cidade uma caminhada pela Rua XV de novembro, conhecida como rua das flores, deixa claro o espírito curitibano de preservação e amor por sua cidade.

Para conhecer as principais atrações turísticas da cidade, parques, monumentos e museus, uma forma muito segura e vantajosa é utilizar-se da linha turismo. A linha turismo trata-se de um ônibus de dois andares (sendo a parte superior conversível) que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. O ônibus tem um custo de R$25,00 por pessoa o que dá direito a um embarque e 4 reembarques, ou seja, dos 23 pontos visitados você pode descer para conhecer 4 diferentes pontos. Esse número de paradas pode parecer pouco, mas muitos pontos são próximos, e o tempo da parada é de escolha do viajante (os ônibus passam no ponto de 30min em 30min e você pode pegar qualquer ônibus da mesma linha), de forma que é possível conhecer mais de um ponto em uma mesma parada.

Em uma primeira viagem a Curitiba alguns pontos turísticos não podem ficar de fora do seu roteiro, abaixo listamos alguns deles, sendo que todos fazem parte do trajeto da linha turismo:

Ópera de Arame: Construída próximo de uma antiga pedreira, com arquitetura única, a Ópera de Arame além de belíssima é local de diversos espetáculos e shows.

Jardim Botânico: Cartão postal de Curitiba, o Jardim Botânico é um passeio belíssimo que conta ainda com o Museu Botânico Municipal.

Parque Barigui: Parque localizado próximo ao centro urbano de Curitiba é local de descanso e encontro de curitibanos durante todo o ano.

Curitiba é uma cidade linda, seja para conhecer no verão quando suas cores são realçadas ou no inverno característico da região.

Foto Jardim Botânico Curitiba: agharta-meujardim.blogspot.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *