Descobrindo o turismo gastronômico

Churrasco gaúcho

Viajar é uma das maneiras mais eficientes de escapar da rotina: conhecemos novos lugares, diferentes paisagens, voltamos com a mente mais aberta (além dos chaveiros e camisetas de praxe) e, na maioria dos casos, carregamos para sempre na nossa memória gustativa algum prato ou sobremesa que comemos durante a viagem , sobre o qual vamos falar sempre que possível, despertando a nos outros a vontade de conferir se a iguaria em questão é tão boa assim ou se é só conversa fiada mesmo.

A gastronomia é um dos aspectos que mais definem a cultura de um povo. É através dela que conhecemos diversos aspectos do lugar em que estamos e, dependendo do prato, até aprendemos sobre a história do local. Então, vendo essa oportunidade de empreendedorismo, foram criados no Brasil diversos roteiros para o turismo gastronômico.

Um dos estados mais famosos por abrigar uma vasta cultura alimentar é Minas Gerais. Além da sua história na construção do país, diversas cidades históricas e festas durante todo o ano, o estado é famoso por seus quitutes e pratos típicos.  A alimentação está tão arraigada aos costumes mineiros que é comum dizer que, se já foi para Minas Gerais e nunca comeu um pão de queijo ou uma colher de doce de leite – lamento informar – você não foi pra Minas de fato. Além da mesa farta, Minas Gerais é um estado famoso por produzir diversas marcas de cachaça fabricadas artesanalmente, o que é uma boa pedida para quem aprecia esse tipo de bebida.

O sul do Brasil possui costumes alimentares bem característicos, devido à forte influência europeia. Além do chimarrão, que é a marca registrada da região, vale a pena provar do churrasco gaúcho, que é feito aos moldes argentinos.

A região Nordeste é conhecida por abrigar uma culinária bastante diversificada. Em especial o acarajé e vatapá (vindos da Bahia) e a buchada de Bode (típica de Pernambuco).

Em algumas partes do país existem festas que homenageiam algum prato em específico.  Como exemplo pode-se citar a cidade litorânea de Bertioga, São Paulo, onde todo o ano é celebrada uma festa em homenagem ao camarão na moranga.

Existem diversos portais da internet onde se podem encontrar informações sobre roteiros turísticos. O site Viagem e Sabor é um dos que mais possuem informações a respeito do tema, com várias indicações turísticas de dar água na boca. O Portal Brasil Viagem produziu um especial voltado apenas para gastronomia, onde apresenta em especial a culinária baiana e mineira, mas sem esquecer dos pratos que saboreiam as outras regiões brasileiras.

Foto: setesete77 no Flickr

Autor: Mônica Wanderley

Blogger na rede The Diktyo SL.Bacharelado em Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.