Desconstruindo os estereótipos negativos do Paraguai

As famosas chipas são o prato típico da Assunção e do resto do Paraguai

Apesar da imagem estereotipada de uma terra dos produtos falsificados, o Paraguai surpreende qualquer brasileiro que visita este pequeno país vizinho. A capital, Assunção, localizada no centro da América do Sul, frustra aquelas pessoas que acreditam que essa cidade de cerca de 600 mil habitantes vive apenas de mercadorias piratas. A grande variedade de museus e centros culturais proporciona uma verdadeira aula de história ao visitante. Momentos históricos como a recente ditadura militar, as grandes guerras em que o país esteve envolvido (a da Tríplice Aliança, contra o Brasil, a Argentina e o Uruguai e a do Chaco, contra a Bolívia), além de exposições de artes indígenas podem ser conhecidos na capital guarani. Não deixe de conhecer o Museo de Las Memorias, o Cabildo (Centro Cultural de La Republica) e a Casa de La Independencia.

Tem muitas coisas a serem descobertas pelo turista que escolhe Assunção como destino de férias. A melhor vantagem é a moeda local (Guarani) desvalorizada em relação ao Real. Isso favorece muito o visitante brasileiro, que ainda pode conhecer pontos turísticos cuja entrada é gratuita. A capital paraguaia é, de fato, uma pechincha para os tupiniquins.

A cultura típica, a gastronomia, as danças e costumes têm muito em comum com as tradições brasileiras. Qualquer pessoa se sente em casa no Paraguai. O povo hospitaleiro consegue expressar uma simpatia igual ou até mesmo superior à dos brasileiros. Para se refrescar do clima abafado e do calor, que no verão faz as temperaturas atingir os 40°, a dica é experimentar o terere, uma erva mate paraguaia tomada com água gelada.

A principal iguaria típica de Assunção e do resto do Paraguai são as famosas chipas, uma variedade guarani do tradicional pão de queijo mineiro. Em qualquer café, bar ou esquina da cidade é possível apreciar essa delícia de polvilho e queijo.

Embora haja pobreza e favelas na cidade, é possível passear tranquilamente pelas ruas arborizadas de Assunção. A cidade é plana, limpa e bem planejada, com quarteirões simétricos. Os principais pontos turísticos estão concentrados na região central da cidade. Partindo da antiga estação de trem Ferrocarrilho, o visitante pode conhecer a Catedral, a Universidade Católica, além de vários prédios governamentais. Não deixe de conhecer o Palácio López, sede do governo federal, com sua belíssima arquitetura. Na praça florida em frente ao edifício, a bandeira do Paraguai tremula ao vento. É, sem dúvida, o principal cartão postal de Assunção.

Foto: jlastras no Flickr 

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.