Dicas de compras nos Free Shops do mundo

É uma boa idéia comprar no Duty Free

No começo ou no fim de sua viagem, passear pelos Free Shops, ou Duty Free mundiais, é sempre uma diversão. Maquiagens, bebidas, comidas, eletrônicos e muitos outros produtos, podem ser encontrados nos Free Shops dos aeroportos e navios. A variedade de preços encanta aos passageiros e mesmo aqueles que estão acostumados a viajar se rendem as promoções e levam para casa presentes e itens para uso próprio.

Existem diversos tamanhos de Free shops pelo mundo afora e sempre surge dúvidas sobre o que se pode ou não comprar, quanto gastar e como comprar alguns itens que não estão na loja. Para isso, separamos algumas dicas para os viajantes não se desesperarem na hora das compras.

Valores

Em todos os Free Shops, é permitido gastar até U$500,00, o mesmo valor em que é possível trazer em compras do Exterior para o Brasil. Ou seja, são U$500,00 em compras durante a viagem, que você traz sem impostos e mais U$500,00 que podem ser gastos no FreeShop.

Dica importante

Na ida, o limite de compras no Free Shop é livre, mas, sempre conta em sua cota de compras no exterior. Claro que algumas coisas não são calculadas, como chocolates e doces, que você vai comer ao longo da viagem.

Quantidades

Mesmo com a cota de 500 dólares, existem limites de itens que o passageiro pode comprar. Por exemplo, você pode comprar até 3 relógios, brinquedos, jogos ou instrumentos elétricos ou eletrônicos, ou até 24 garrafas de bebidas alcoólicas, com quantidade máxima de 12 unidades por categoria. (por exemplo: 12 vinhos, 12 whiskies, etc.).

Reservas

Essa é uma dica importante, pois nem sempre as lojas possuem todos os produtos dispostos no site. Com isso, é possível reservar o item desejado e buscar na loja. Uma das vantagens de reservar produtos é, caso haja aumento de preço, você paga o valor estipulado no site. Além de deixar planejado o que vai comprar e gastar no Duty Free e não perde tempo procurando presentes e lembranças em sua viagem. 

Uso dos produtos

Quando você compra algo no Free Shop, só pode abrir a sacola, fora do aeroporto ou dentro do avião, principalmente se você comprar chocolates e doces. Ou seja, abra suas sacolas em casa, com calma e lembre-se não é permitido comercializar os produtos comprados no Duty Free, eles são exclusivamente para uso pessoal ou para presentear alguém.

Líquidos na bagagem de mão

Existe uma política rígida quanto ao embarque com líquidos nos aviões, mas, se você comprar bebidas ou líquidos no Free Shop, pode exceder os limites obrigatórios. Isso, é claro, se as bebidas estiverem em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra com a data de início do vôo. Lembrando que, se você quiser comprar bebidas alcoólicas ou não, na ida, não é garantia que você consiga entrar com elas em alguns países, por isso, consulte sempre as regras do local que você vai visitar, para não ter surpresas desagradáveis.

Descontos

Muitas vezes compensa comprar alguns produtos no Free Shop, mas, alguns produtos, não são mais baratos que no exterior, por isso, fique atento aos preços. Descontos na ida também podem ser adquiridos. Dependendo do valor das compras, você pode pedir descontos, mas isso vale apenas para o Embarque. Uma dica bacana é procurar sempre produtos que não existem no Free Shop do Brasil, como doces ou brinquedos diferentes.

Pagamento

Na hora de pagar, muitas pessoas optam pelo pagamento com cartão de crédito, mas para economizar, pague suas compras em Dólar. Quando passamos o cartão, o dólar é convertido no dia do fechamento da fatura, ou seja, se o dólar subir muito, você pode gastar mais do que queria. Outro ponto é, pagando em real ou outra moeda, você está sujeito ao câmbio do Free Shop, que não é muito bom e acaba saindo mais caro que o dólar de turismo. Invista nas verdinhas!

Procure os sites dos Free Shops de cada país que você visitar, pesquise preços, reserve e se divirta com as compras. Procure sempre se informar sobre as normas de embarque e o que se pode ou não levar em sua bagagem de mão e aproveite os descontos disponíveis para presentear toda a família e amigos e para saber mais sobre quantidades, valores, reservas e todas as informações necessárias para comprar no Free Shop, acesse o site .

Foto Free Shop: caridadibez.wordpress.com

Autor: Marisol Machado

Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi.Trabalhou como apresentatora e produtora de programas da allTV.Assessora de Imprensa e criação de textos publicitários para empresa B2W.Criação de roteiros publicitários para a empresa Mate.Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *