Dicas de intercâmbio

Dicas antes de se aventurar em um intercâmbio
Dicas antes de se aventurar em um intercâmbio

É sonho de muitas pessoas estudar no exterior, atualmente as possibilidades são inúmeras e para diferentes finalidades. Muitos acreditam que o ideal é ir quando ainda muito jovem, contudo é possível aproveitar esse tipo de viagem tendo qualquer idade. As motivações que levam uma pessoa ao exterior são também as mais variadas, desde ir para estudar e aperfeiçoar o domínio de uma língua, até ir para fazer um curso com especialistas.

Uma das dicas antes de se aventurar em um intercâmbio é estar atento aos seus objetivos, por exemplo se você está em buscar de aprender um novo idioma é preciso que saiba em quais países do mundo a língua é falada e quais as diferenças entre elas, também é adequado que já se tenha um mínimo domínio sobre a língua, pois caso contrário será muito penoso e pouco proveitoso. É possível encontrar cursos de idiomas de diversas durações e para diferentes públicos. É aconselhável realizar esse tipo de viagem a partir dos 15 anos, não antes e o tempo de permanência e de curso variam de 1 mês até mesmo 1 ano.

Tendo escolhido o seu objetivo e se informado sobre a duração e localização dos cursos o próximo passo é estar atento aos locais e formas de hospedagem. Em viagens do tipo intercâmbio há duas formas principais de hospedagem: em casas de família e em alojamentos. Quem opta por ficar em casa de família deve escolher entre receber hóspedes também em sua casa ou não, já quem prefere ficar em alojamento tem a opção de ficar em quarto sozinho ou com acompanhante.

Fazer uma viagem de intercâmbio tem muitas vantagens, além dos objetivos específicos alcançados com cursos há ainda a possibilidade de aproveitar para conhecer uma nova língua, novos lugares e uma nova cultura. A experiência de um intercâmbio é muito rica para qualquer pessoa que esteja interessada em ampliar seus horizontes. Se você gostaria de fazer esse tipo de viagem e está na fase de planejamento o melhor que pode fazer é procurar uma boa agência de intercâmbio, seja pesquisando na internet ou com indicações de amigos a fim de ter mais segurança e apoio em uma viagem desse tipo. Se você é pai, pode confiar que mesmo sendo menor de idade seu filho estará seguro e em uma oportunidade única e muito importante participando de algo desse tipo.

Com essas dicas aproveite suas férias ou tire um ano para viver novas experiências em um lugar totalmente novo!

Foto: thacury.wordpress.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *