Dicas para fotografar em suas viagens

Todo o viajante que se prese tem muitas e muitas fotos de todas as suas viagens. Se você adora viajar, é um turista de carteirinha, porém está longe de ser um fotógrafo profissional e quer algumas dicas para saber tudo sobre como dar os melhores cliques, mesmo com uma câmera portátil e ter muita história pra contar através das fotos, esse artigo é para você. As dicas que apresentaremos serão muito simples e qualquer pessoa poderá aproveitar para não perder mais nenhum momento maravilhoso da viagem que o espera.

A primeira dica diz respeito aos cuidados com a câmera. Hoje em dia existem diversos modelos e não há quem não tenha uma câmera digital. Os celulares e outros dispositivos que tem câmera acoplada são uma boa opção para os momentos em que a câmera não está por perto, mas isso jamais deve acontecer em uma viagem, um bom turista sempre tem a sua câmera fotográfica por perto. Isso porque uma câmera sempre garantirá melhores resultados do que um celular, por exemplo, especialmente quando o uso do flash for essencial e em uma viagem nunca se sabe o que irá encontrar pela frente. Para que a câmera nunca o deixe na mão é muito importante estar atento a bateria, carregar pilhas reservas e o carregador pode ser uma boa opção, afinal uma pessoa prevenida vale por duas.

Agora que sua câmera já está em ordem e sempre ao seu lado, afinal uma câmera compacta é menor que muito smartphone, é o momento de alguns ajustes para que suas fotos saiam belíssimas. A maior parte das pessoas deixa a câmera em modo automático, para as câmeras portáteis essa pode ser uma boa opção, porém alguns momentos em especial pedem que você entre na configuração básica da câmera e realize alguns ajustes. Hoje em dia as câmeras já vem com opções de configuração rápida, como por exemplo fotos na neve, na praia, ou em locais em que o flash é proibido como museus. Essas configurações são perfeitas para viajantes e deixarão suas fotos muito mais bonitas.

Outra dica é sobre o que fotografar! Muito pode servir de inspiração, que tal para fugir das fotos clássicas fazer um álbum de viagem com fotos dos pés em diferentes lugares, ou fotografar todas as comidas que encontrou e saboreou em seu destino, ou ainda fotos do céu, que em alguns lugares são muito diferentes e muito belos. Sem os limites dos rolos de filme a grande dica é clicar o máximo possível e não apagar nenhuma foto antes de chegar em casa, afinal muitas podem ser melhoradas em programas de edição.

Finalmente, outro ponto interessante para considerar: onde podemos compartilhar nossas fotos?
Atualmente, existem muitas redes sociais e plataformas digitais através das quais podemos compartilhar nossas imagens com outros viajantes e usuários que desejarem consulta-las.

Flickr, propriedade da Yahoo, é a plataforma mais antiga e mais conhecida para compartilhar imagens. Muitos viajantes o usam para fazer um upload de suas fotos e compartilhar-las com outros viajantes que passaram ou estão a passar pelos mesmos lugares onde eles estavam.
No entanto, há muitas mais: Instagram ou Pinterest tornaram-se muito conhecidas recentemente, graças à sua facilidade de uso e, acima de tudo, à sua excelente integração nos smartphones e mobile devices (iPads, tablets, …). Eles podem ser outra opção de divertimento ao ofrecer filtros que deixam qualquer imagem mais bonita (no caso de Instagram) ou gerar um circuito de consulta diferente com no Pinterest .
Finalmente, além da possibilidade óbvia de publicá-las no Facebook para compartilhar-las com os amigos, existem muitas redes especializadas em viagens, onde você também pode compartilhar suas fotos de maneira altruísta, ligando-as aos seus destinos juntamente com suas recomendações e conselhos, tornando-o acessível a outros usuários.

Outras dicas para os viajantes:
Entenda o seguro de viagem
Destinos nacionais preferidos pelos brasileiros

Fontes:
http://imagenesfotos.com

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.