Dicas para viajar com seu animal de estimação

Confira algumas dicas para viajar com seu animal
Confira algumas dicas para viajar com seu animal

Muito já foi dito sobre preparativos para uma viagem e o que precisamos fazer e lembrar antes de sair de casa. No entanto se optarmos por viajar e levar junto nosso animal de estimação, ou se essa for uma necessidade, é preciso estar ainda mais atentos aos preparativos para que seu pet possa viajar com conforto e em segurança. Nesse artigo daremos algumas dicas, seja para viagens de carro ou de avião.

Para muitas pessoas sair para viajar e ter que deixar seu animal de estimação é inaceitável, para outros transportarem animais é uma necessidade, independente de qual seja a motivação quando se opta por levar um animal para uma viagem muitos cuidados e preparativos são necessário. Independente se sua viagem será por terra ou pelo ar é imprescindível que antes de fazer as malas o animal passe por uma consulta com o veterinário para checar se as vacinas estão em dia e também para saber sobre alguns procedimentos que podem tornar a viagem mais confortável ao animal. Nesse quesito o veterinário pode ajudar desde na escolha da caixa / casinha em tamanho ideal para o transporte até na recomendação de algum medicamento para que o animal fique mais tranquilo durante a viagem.

Viagens de ônibus com animais de estimação são pouco usuais, porém são possíveis, é necessário, no entanto que o animal seja transportado em local adequado e que esteja com todas as vacinas em dia, o que determina se o animal poderá ser levado no ônibus e de qual forma são as regras da própria viação. Em viagens de carro é mais habitual levar animais pequenos, porém os cuidados com vacinação e acomodação adequada dos animais são os mesmos, animais não devem ficar soltos dentro do carro.

No entanto se seu destino não será alcançado por terra e pretende levar seu animal no avião tomando algumas providencias isso também é possível. Em viagens de avião normalmente os animais são permitidos, variando de empresa para empresa, porém realizam a viagem no compartimento de carga. Mesmo sabendo que esse é um procedimento seguro para os animais muitos donos preferem levar os animais na poltrona, isso não é proibido, mas é necessário autorização da empresa aérea, sendo que só costuma ser permitido para animais pequenos e um por voo. É bom lembrar que estamos tratando de viagens em âmbito nacional, viagens internacionais exigem muito mais cuidado e variam as condições impostas de país para país.

Para mais informações procure seu veterinário ou criadores de cães que estão acostumados a esses procedimentos e podem indicar empresas que realizarão o transporte de seu amiguinho de forma segura e adequada.

Confira mais dicas para viagens no blog do viagemhoje:

Dicas para quem vai de ônibus
Dicas para quem vai de avião
Dicas para quem vai de carro

Foto: lagranbodegamayoreo.blogspot.com.es

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.