
Muito já foi dito sobre preparativos para uma viagem e o que precisamos fazer e lembrar antes de sair de casa. No entanto se optarmos por viajar e levar junto nosso animal de estimação, ou se essa for uma necessidade, é preciso estar ainda mais atentos aos preparativos para que seu pet possa viajar com conforto e em segurança. Nesse artigo daremos algumas dicas, seja para viagens de carro ou de avião.
Para muitas pessoas sair para viajar e ter que deixar seu animal de estimação é inaceitável, para outros transportarem animais é uma necessidade, independente de qual seja a motivação quando se opta por levar um animal para uma viagem muitos cuidados e preparativos são necessário. Independente se sua viagem será por terra ou pelo ar é imprescindível que antes de fazer as malas o animal passe por uma consulta com o veterinário para checar se as vacinas estão em dia e também para saber sobre alguns procedimentos que podem tornar a viagem mais confortável ao animal. Nesse quesito o veterinário pode ajudar desde na escolha da caixa / casinha em tamanho ideal para o transporte até na recomendação de algum medicamento para que o animal fique mais tranquilo durante a viagem.
Viagens de ônibus com animais de estimação são pouco usuais, porém são possíveis, é necessário, no entanto que o animal seja transportado em local adequado e que esteja com todas as vacinas em dia, o que determina se o animal poderá ser levado no ônibus e de qual forma são as regras da própria viação. Em viagens de carro é mais habitual levar animais pequenos, porém os cuidados com vacinação e acomodação adequada dos animais são os mesmos, animais não devem ficar soltos dentro do carro.
No entanto se seu destino não será alcançado por terra e pretende levar seu animal no avião tomando algumas providencias isso também é possível. Em viagens de avião normalmente os animais são permitidos, variando de empresa para empresa, porém realizam a viagem no compartimento de carga. Mesmo sabendo que esse é um procedimento seguro para os animais muitos donos preferem levar os animais na poltrona, isso não é proibido, mas é necessário autorização da empresa aérea, sendo que só costuma ser permitido para animais pequenos e um por voo. É bom lembrar que estamos tratando de viagens em âmbito nacional, viagens internacionais exigem muito mais cuidado e variam as condições impostas de país para país.
Para mais informações procure seu veterinário ou criadores de cães que estão acostumados a esses procedimentos e podem indicar empresas que realizarão o transporte de seu amiguinho de forma segura e adequada.
Confira mais dicas para viagens no blog do viagemhoje:
Dicas para quem vai de ônibus
Dicas para quem vai de avião
Dicas para quem vai de carro
Foto: lagranbodegamayoreo.blogspot.com.es