Ensolarada e atraente, Natal é um dos principais destinos turísticos do Brasil

Fortaleza dos Reis Magos, Natal

Uma das capitais mais ensolaradas do Brasil é Natal, no Rio Grande do Norte. São mais de 300 dias por ano de sol, que se misturam à paisagem tropical paradisíaca, repleta de praias, manguezais e dunas. Natal abriga uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, um povo bastante receptivo aos mais de dois milhões de turistas por ano que visitam a capital potiguar. A rede de hotéis e hospedagem de um modo geral é eficiente e conta com cerca de 30 mil leitos e opções para todos os gostos e bolsos. Natal será uma das doze cidades sede da Copa do Mundo de 2014 e, para isso, as obras da Arena das Dunas já estão em andamento e devem ficar prontas até o final de 2013. A previsão é de que o lugar fique ainda mais badalado com a chegada desse evento, já que se trata do destino brasileiro mais próximo do continente europeu, geograficamente falando.

Não deixe de conhecer a Praia de Ponta Negra, na vizinhança do Morro do Careca. Esse balneário é um dos mais badalados de Natal, já que concentra uma grande quantidade de casas noturnas especializadas em diversos ritmos, como forró, jazz, sertaneja, MPB, eletrônica etc. Ponta Negra é considerada uma das mais belas praias do nordeste brasileiro e está situada a 14 km do centro da cidade. Já na Praia da Redinha, as pessoas podem aproveitar para dar uma passada pelo Mercado Público da Redinha e experimentar a famosa “ginga com tapioca”, especialidade da casa. Natal também é um lugar especial para passar o réveillon. Nessa data, a recomendação é procurar a Praia do Meio, onde acontece a tradicional Festa de Iemanjá. Próximo dali está a Praia do Forte, que também merece uma visita. O que mais atrai as pessoas para esse lindo balneário é o fato de estar localizado na área de encontro do Rio Potengi com o Oceano Atlântico. O local é repleto de arrecifes de corais e piscinas naturais de águas transparentes. Não há quem resista a um mergulho.

Outra atração da Praia do Forte é a Fortaleza dos Reis Magos, cartão postal de Natal construído em 1598. Muito da história da cidade está nessa construção. Além dessas praias maravilhosas, Natal também oferece atrações para quem curte esportes radicais ou adrenalina. A 20 km da capital, as pessoas podem conhecer o Parque Turístico e Ecológico de Genipabu, que possui uma praia, um grande complexo de dunas de areia, uma lagoa e uma área de proteção ambiental. O local é um dos pontos turísticos mais famosos pelo Rio Grande do Norte e destaca-se pelos famosos passeios de dromedários.  Crianças e adultos também podem curtir um passeio de bugue pelas dunas, um dos símbolos da região de Natal. É importante lembrar todas as pessoas que é necessário levar muito protetor solar e roupas leves na bagagem. O sol escaldante do Nordeste não dá trégua para ninguém.

Vale a pena fazer um passeio pelo centro histórico de Natal e visitar o Memorial Câmara Cascudo, local que homenageia o sociólogo que dedicou sua vida estudando a cultura de Natal e do estado potiguar. Já no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, os turistas podem conhecer a história da cidade por meio do acervo repleto de jornais, fotografias e revistas antigos. A cidade também possui um cartão postal em forma de trapézio bastante peculiar, a Catedral Metropolitana de Natal. Fazer compras na capital é outro programa prazeroso. A dica é ir ao Centro Municipal de Artesanato, na Praia do Meio, ou aos shoppings centers da cidade.

Foto Fortaleza dos Reis Magos, Natal: gobrazil.about.com

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.