Exposição “Guerra e Paz” em São Paulo

Até o dia 21 de abril de 2012 é possível visitar a exposição “Guerra e Paz” que está em cartaz na Fundação Memorial da América Latina. O fato de ser uma exposição do renomado artista Cândido Portinari onde é possível admirar seus mais famosos painéis “Guerra e Paz” não são os únicos motivos que fazem dessa exposição um evento imperdível, além disso a entrada é gratuita e as obras expostas estão devidamente restauradas o que as devolve toda a beleza e cores originais.

Exposição Guerra e Paz - Projeto Portinari

A mostra traz ainda muito além do que apenas os famosos painéis de Portinari, juntamente com eles ainda apresenta pequenas grandes obras de artes que fizeram parte do estudo para a realização dos painéis, outra parte da exposição ainda traz em formato digital imagens em movimento que representam a trajetória de vida do pintor, desde sua infância na pequena cidade de Brodowski no interior de São Paulo. Para as escolas e grupos existe ainda a opção da realização da visita monitorada, onde monitores devidamente treinados dão maiores informações sobre a vida e obra do pintor.

Mais do que uma simples exposição sobre arte a exposição dos murais “Guerra e Paz” são uma verdadeira aula de história, isso não apenas pela expressividade do pintor de Brodowski em seus murais, mas também por todo o contexto em que as obras estão inseridas. Guerra e Paz foram os dois últimos e maiores murais produzidos por Portinari, foram uma obra encomendada pelo governo do Brasil para oferecer como presente à Organização das Nações Unidas (ONU), de onde foi retirado para esta exposição e restauro.

A maior importância da exposição dessa obra no Brasil, já que normalmente encontra-se em Nova York no prédio da ONU, é a oportunidade de os brasileiros observarem a obra de um dos seus maiores artistas, já que mesmo não tendo nascido no Brasil por ter vivido sempre aqui Portinari pode ser considerado um pintor nacional, essa oportunidade torna-se ainda única quando pensamos que a maior parte da obra de Portinari não está exposta ao público já que faz parte de coleções particulares espalhadas pelo mundo.

Os painéis ainda devem percorrer o mundo, mas não há desculpas para não aproveitar sua estada no Brasil em pleno feriado para admirá-los. Mais informações sobre a exposição:

Guerra e Paz, de Portinari
Exposição dos painéis pintados por Candido Portinari
Período: 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012
Local: Fundação Memorial da América Latina,
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664,
nos seguintes espaços:
Salão de Atos, Galeria Marta Traba e Biblioteca Latino-americana Victor Civita.
Horário: terça a domingo, das 9h às 18h
ENTRADA FRANCA

Autor: Thayse Aragão

Bacharel em ciências sociais (Unicamp).Bacharel em ciência política (Unicamp).Licenciada em ciências sociais (Unicamp).Mestranda (Unicamp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.