Forks, a Cidade da Saga Crepúsculo

Kristen Stewart e Robert Pattinson em Forks

“A cidade mais úmida e nublada dos Estados Unidos”. É assim que Forks, uma pequena cidade localizada na Península Olympic, próxima a cidade de Seattle, ficou mundialmente conhecida. Claro que, o sucesso da história de amor, cheia de aventuras e desencontros entre um vampiro e uma mortal, contribuiu para que a cidade se tornasse foco de curiosos e fãs da Saga Crepúsculo.

Numa área de 3.218,69 km e com uma população de 3,120 pessoas, Forks é margeada ao norte e a oeste por mais de 160 km de praias e a sul e leste, por campinas e vales de florestas chuvosas. Sua principal atividade era o ramo madeireiro, mas, atualmente a economia local foi impulsionada por milhares de fãs do triângulo amoroso protagonizado por Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner.

O impacto da história sobre a cidade foi tão grande, que os moradores renderam-se e buscaram fazer o cenário das histórias, ser o mais real possível para os fãs. As casas onde foram rodadas algumas cenas dos filmes, foram mantidas com o mesmo aspecto e fãs podem tirar fotos e até se hospedar.

A cidade toda foi, de certa forma, caracterizada com vários aspectos do filme. Como uma réplica em tamanho real da Picape de Bella Swam, estacionada no centro da cidade. A delegacia, onde o pai da personagem trabalha como chefe de polícia. O real chefe de polícia, acabou por usar o nome do personagem para a alegria dos fãs.

Um dos únicos locais que não estão abertos para visitação é a escola Forks High School, que é uma escola de verdade. Mas o documentário Twilight in Forks – A Cidade da Saga Crepúsculo”, mostrou a escola por dentro, e revelou que pelos corredores, existem diversos cartazes escritos “Bella para rainha do baile”. Mesmo assim, os fãs podem tirar fotos e em um prédio separado, comprar camisetas, moletons e souveniers da escola.

A loja fica ao lado da Forks Outfitters, local  que, no livro, Bella trabalha. Uma curiosidade sobre esse local é que o gerente da loja, as vezes, chama pela personagem no Auto-falante, causando mais frenesi aos fãs visitantes. A loja, como vários outros locais, possui souvenirs relacionados ao filme, para deleite dos admiradores da Saga.

Forks é a cidade da Saga Crepúsculo

A cidade de Forks, preparou até mesmo um tour, passando por todos os principais pontos turísticos relatados no filme e a Prefeitura, contem um mapa, onde os visitantes marcam suas cidades e países natais. Pelo documentário, deu para perceber, o fenômeno que a saga se tornou e quantas pessoas vieram desde então visitar a cidade.

Um local importante, tanto quanto a Forks, na história, é a Praia de La Push, lugar onde vivem o Lobisomem Jacob e seu clã.  Situada a 14 km de Forks, a praia, como relatada no livro, é habitada pela tribo Quileute, com uma população de aproximadamente 750 pessoas, a tribo é nativa dos Estados Unidos e é constituída por um conselho tribal e como é dito na saga a lenda é que a tribo seja mesmo descendente dos lobos.

O interessante nos livros, é o retrato real que a autora Stephanie Meyer faz da cidade, com as casas, restaurantes, escola, lugares, praias e lojas de Forks. Esse é o grande sucesso que faz com que vários fãs visitem a cidade e comprem milhares de lembranças relacionadas ao romance. Por falar em lembranças, cada ponto turístico dispõe de camisetas, livros, marca-páginas, fotos, lápis, canetas, bonés além de diversas placas colocadas pelos próprios moradores, como a vaga especial para o Sr. Cullen no hospital da cidade.

Forks já foi uma cidade normal e pacata, mas sofreu com a economia local. Os livros de Stephanie Meyer, ajudaram de forma categórica a impulsionar a economia e o turismo. A expectativa com o lançamento do 4 e penúltimo filme da série “Amanhecer – Parte 1” é que mais fãs e admiradores da história, conheçam o lugar que serviu de inspiração e locação para os filmes da Saga.

Foto Kristen Stewart e Robert Pattinson Crepúsculo: moviesfilmscinema.com

Foto Forks: hayunvampiroenmihabitacion.blogspot.com

Autor: Marisol Machado

Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi.Trabalhou como apresentatora e produtora de programas da allTV.Assessora de Imprensa e criação de textos publicitários para empresa B2W.Criação de roteiros publicitários para a empresa Mate.Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Forks, a Cidade da Saga Crepúsculo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.