Fotografe suas viagens

Confira algumas dicas para tirar fotos incríveis
Confira algumas dicas para tirar fotos incríveis

Belos cenários e paisagens de tirar o fôlego são verdadeiras inspirações para fotografar. Mas nem sempre nossas fotos saem como imaginamos, principalmente com câmeras digitais que não possuem tantos recursos e efeitos. Mas é possível fotografar bem mesmo sem conhecer as técnicas utilizadas pelos fotógrafos, basta prestar atenção em alguns detalhes importantes e considerar a luz, que influenciará diretamente no resultado da fotografia. Confira algumas dicas para tirar fotos incríveis.

Linhas – Quando há elementos lineares nas fotos, a imagem tende a ser mais harmoniosa, por exemplo, se for fotografar uma paisagem, procure as que são naturalmente lineares como um pôr do sol, um farol, pontes, prédios e estruturas urbanas. As linhas dão a sensação de profundidade e estabilidade e não exige técnica fotográfica.

Formas Geométricas – Imagens de formas geométricas compõem uma fotografia balanceada, como esculturas, ladrilhos e mesclagem de cores. A ideia é fotografar em luz natural, antes do meio dia, caso haja cores na foto, pois há menos risco dela ser deturpada ou ofuscada. Por exemplo, as luzes amarelas alteram a textura, o brilho e a cor natural dos objetos.

Silhuetas – São utilizadas normalmente quando a luz não está favorecendo. Silhuetas não precisam ser de pessoas. Árvores e prédios também podem servir de silhuetas para a sua fotografia. O ideal é escolher uma paisagem natural para que a silhueta se enquadre mais perfeitamente á cena, como por exemplo, coqueiros e pedras. O objeto ou pessoa que está servindo de silhueta não deve ter um foco de luz, para que sobressaia. A ideia aqui é que a silhueta fique escura.

Divisão em quadrantes – A divisão em quadrantes te ajuda a criar uma imagem na sua mente que será projetada na câmera. É uma questão de organização. Divida a imagem mentalmente em quatro quadrados idênticos e coloque ali o que você deseja fotografar. Esta prática ajudará a fazer uma composição mais equilibrada e com menos chances de dar errado.

Molduras – As molduras costumam ser elementos que já fazem parte da paisagem como cavernas, túneis e outras situações em que você cria a ideia de profundidade, que é um efeito bastante utilizado e fácil de fotografar por contar apenas com a utilização de objetos que já fazem parte do cenário.

Luz – É o principal fator a ser levado em conta, principalmente se a sua câmera não for analógica. Câmeras digitais comuns precisam da luz natural para fotografarem com nitidez. As analógicas podem ter a abertura alterada e possuem mais recursos manuais que possibilitam a entrada da luz. O melhor horário para fotografar é de manhã, pois o sol não está incidindo com tanta intensidade e o ambiente está naturalmente claro.

Leia mais sobre fotografia:

Foto: winboox.blogspot.com.es

Autor: Bruna Fernandes

Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela Universidade Castelo Branco.Formada em Inglês pela Escola de Idiomas Wizard.Resenhista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.