Hong Kong chama a sua atenção pela sua paisagem moderna

Vista da cidade de Hong Kong do alto dos 552 metros de altura do Edifício Victoria Peak

Famosa por ter sido cenário de boa parte dos filmes de Jackie Chan, Hong Kong, no sudeste da China, é uma cidade encantadora. A metrópole é, na verdade, uma região administrativa especial chinesa, com certo grau de autonomia em relação à Pequim. A República Popular da China é responsável apenas pela defesa e política externa de Hong Kong. O horizonte da cidade, repleto de arranha-céus moderníssimos, simboliza o poder de uma economia capitalista altamente desenvolvida, uma das mais liberais do mundo. Definitivamente, em Hong Kong, o Oriente se encontra com o Ocidente. A mistura da tradição popular milenar com a modernidade ecoa em sua gastronomia, música, teatro, cinema e festas. Com uma população de sete milhões de habitantes espremidas em uma área de 1050 quilômetros quadrados, a área metropolitana é uma das mais densamente povoadas do planeta.

O território é formado por várias ilhas, dentre elas a Ilha de Hong Kong, e uma parte contínua ao continente. Por ser uma região montanhosa, a paisagem do local é vislumbrante. Reservas naturais e parques estão espalhados por toda a parte, misturados às maravilhas da engenharia moderna. Durante a noite, é impossível não ficar boquiaberto com a bateria de edifícios enormes, de mais de 100 andares, iluminados por luzes em tons de rosa, azul, verde, amarelo, etc. De dia, esses mesmos prédios brilham quando os raios solares batem em seus vidros espelhados. As ruas são limpas e bem organizadas. A população local desfruta de ótimos índices de qualidade de vida. Hong Kong é uma cidade muito bonita e agradável! Como o progresso não pára nunca, o visual da cidade se modifica a cada dia. Quem visitou o lugar há um ano já está desatualizado.

A infra-estrutura também é de primeira categoria. Os hotéis e albergues dos mais variados preços atendem toda a demanda. O Aeroporto Internacional é um dos mais modernos do mundo, com capacidade para receber 35 milhões de passageiros por ano. Com a futura expansão, esse número subirá para 87 milhões. A rede de transportes e a segurança pública também não deixam a desejar.

Dentre os lugares de interesse para se visitar, está o observatório do Edifício Victoria Peak. Do alto dos 552 metros de altura, a vista é espetacular. Já para quem prefere conhecer as raízes históricas e culturais do sul da China, a dica é visitar o Hong Kong Museum of Art e conhecer o acervo repleto de vasos de cerâmica chineses, peças de bronze e pinturas antigas.

Foto: williamli no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *