Índia: um belo país com contrastes

 

Confira algumas dicas para viajar na India
Confira algumas dicas para viajar na India

Índia é um dos destinos exóticos mais famosos. É um país rico culturamente que oferece um roteiro turístico para vários pontos históricos e religiosos, mas que possui muitos contrastes socialmente e economicamente muito visíveis nas ruas. Confira algumas dicas de como deixar a viagem mais tranquila e agradável.

Um dos problemas na Índia é a falta de saneamento básico. Muitos turistas sofrem com diarreia e infecções ao tomarem água contaminada. Para evitar tais problemas, o ideal é beber água engarrafada. Sempre confira se está lacrada antes de consumi-la. Outra questão importante são os transportes, principalmente o táxi. Sempre confira se o lugar que o motorista o deixou foi o desejado, pois eles têm o hábito de levar os turistas a lugares que eles acham que eles gostariam de ir, e não necessariamente ao lugar que pediram.

A clonagem de cartões de crédito é comum no mundo inteiro e o país não foge à regra. Lá acontece mais em lojas de souvernirs, então a melhor opção é pagar em dinheiro. As vezes pode acontecer do turista pedir para entregar algum produto no hotel e os estabelecimentos enviam outros objetos de menor valor do que foi pedido. É bom sempre conferir assim que receber e não quando chegar em casa na volta da viagem, para poder trocá-lo pelo pedido correto.

Prepare-se também para a comida apimentada. Faz parte da cultura deles colocar temperos fortes nos pratos. Quem não está muito acostumado com pratos muito pesados, pode ter dificuldade em achar outras opções mais leves. Mas tente sempre provar algumas comidas tradicionais, afinal a gastronomia indiana é muito rica e diferente, e é uma boa chance de conhecer a cultura de perto.

Quando decidir de viajar ao país, fique atento a época do ano escolhida, pois o clima varia muito no país.  Se for conhecer regiões montanhosas como Manali ou Nainital, o melhor período é de março a maio, pois enquanto a temperatura está mais amena. Já de junho a outubro é o período das monções, quando pode ocorrer inundações nas cidades, fora que essa época é a mais quente no país.

Para a hospedagem faça uma busca detalhada dos hoteis, em quais regiões estão localizados e se há atrações por perto. Isso vale para qualquer viagem, independente do lugar que for. Sites como HostelWorld e Booking também têm partes só com resenhas de turistas que já se hospederam em albergues e hoteis de diversos países. Vale a pena ler os comentários, pois eles sempre dão dicas e um feedback se a acomodação foi boa ou não.

Foto: rachel in wonderland no flickr

Autor: Mariana Valle

Blogger na rede The Diktyo SL.Cursando Comunicação Social - Jornalismo na UFRJ.

2 comentários em “Índia: um belo país com contrastes”

  1. A Índia é um país cheio de contrastes e é mais do que uma viagem uma experiência de vida. Em junho é muito quente, até o mês de setembro e outubro não é a melhor forma de visitar a Índia porque realmente quente primeiro e depois vem as chuvas de monções, o que torna a viagem muito mais complicado. De qualquer forma, não perca uma viagem à Índia em sua vida.Deshacer cambios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *