Liverpool, onde o sonho começou!

Liver Building, Liverpool

Quando se ouve falar da cidade britânica de Liverpool, a primeira imagem que passa pela cabeça de qualquer pessoa é a dos Beatles fazendo sucesso nos anos 1960. O futebol local também é conhecido no mundo inteiro e o clássico Liverpool FC versus Everton FC é um dos mais disputados de toda a Europa. Liverpool está localizada no condado de Merseyside, no noroeste da Inglaterra, a 290 km de Londres, a capital do país. A cidade também é famosa por ser uma das principais zonas industriais inglesas e a zona portuária, pela importância do valor histórico, já foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. As docas são de extrema importância para a história deste lugar.

A principal atração turística de Liverpool está na famosa Matthew Street. Trata-se do Cavern Club, o bar onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e o então baterista Pete Best – substituído posteriormente por Ringo Starr – começaram a carreira artística. Foi nesse local que a banda foi apresentada a Brian Epstein, que se tornou depois o empresário dos Beatles. Existe outro bar semelhante na mesma rua, famoso pela estátua de John Lennon no lado de fora: o Cavern Pub. Já dá para perceber que quem passa pela Matthew Street volta automaticamente para o início dos anos 1960. Vale a pena conhecer esses bares, facilmente reconhecíveis graças à fachada de tijolinhos. Como muita gente já deve saber, a Inglaterra é a terra dos Pubs. Não deixe de visitar também o Grapes Pub, localizado próximo ao reduto dos Beatles e um dos melhores bares da cidade para curtir um happy hour.

Liverpool é uma cidade movida pela guitarra e, portanto, uma dica valiosa para qualquer visitante é conhecer a loja Microzine, na Bold Street. Neste local, é possível encontrar vários artefatos relacionados aos Beatles, como camisetas estampadas com capas de discos e reproduções de relíquias usadas pelos quatro rapazes. Ainda na mesma rua, você encontrará a Hairy Records, uma loja de discos muito antigos e raros. Os mais fanáticos pelos Beatles certamente adorarão conhecer uma das melhores coleções de vinil do noroeste da Inglaterra, que inclui discos raríssimos de George e Ringo em carreira solo. A média de preços gira em torno de cinco libras.

O principal símbolo arquitetônico da cidade é o Liver Building, localizado na região portuária, também conhecida como Albert Docks. Outros prédios históricos que sobreviveram aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial também são cartões postais, como a imponente prefeitura. Esta zona de Liverpool não fica muito longe da Matthew Street e adjacências. Dá para percorrer todos esses lugares a pé num único dia.

Foto Liver Building Liverpool: pmorgan no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

Um comentário em “Liverpool, onde o sonho começou!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.