Madri respira charme latino e vida cultural agitada

A Praça de Cibeles é uma das principais atracções da cidade de Madrid na Espanha

Localizada no centro da Espanha, Madri é a capital do país. São mais de três milhões de pessoas que habitam essa cidade de ritmo frenético. Juntamente com Lisboa, Madri é o centro político e financeiro da Península Ibérica, sendo também uma das cidades mais importantes de toda a União Européia. Qualquer latino-americano que visita esse lugar se sente em casa. O jeito caloroso de recepcionar as pessoas e o próprio idioma é um bônus para visitantes brasileiros, argentinos e mexicanos. A similaridade entre os povos latinos da Europa e da América também se reflete na paixão pelo futebol. A dica é fazer uma visita ao Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid. A lista de parques, centros culturais, museus, prédios e monumentos históricos é interminável. Não dá para visitar Madri sem conhecer de perto a famosa Guernica, de Pablo Picasso. O quadro que representa um bombardeio durante a Guerra Civil Espanhola faz parte do Centro Nacional de Arte Rainha Sofia. Trata-se de um patrimônio da humanidade que merece uma visita.

A Espanha é um país milenar formado pela riqueza de etnias e culturas variadas – dentre os quais podemos destacar a influência árabe – e é um dos países europeus mais “calientes”. Não é à toa que, ao lado da França, é uma das nações mais visitadas do mundo. Quem visita Madri não pode deixar de conhecer a Plaza Mayor, o Palácio Real, a Ópera, a Praça de Cibeles, a Puerta de Alcalá e o Museu do Prado. A cidade é repleta de bares e restaurantes onde vale a pena experimentar as famosas paejas ou uma sangria. Não deixe também de parar num café e pedir um churros y chocolate. Outro lugar de interesse que atrai olhares dos visitantes é a cidade velha, situada entre o Palácio Real e o Parque Del Retiro. A Puerta Del Sol está localizada no centro e é famosa por ser um ponto de referência, o km zero. Este é o local de onde são medias todas as distâncias da Espanha.

Mesmo desagradando os defensores dos animais, as polêmicas touradas fazem parte da identidade cultural de Madri e do resto da Espanha. O evento pode parecer degradante aos olhos de quem o assiste, porém, de qualquer forma, não se deve fazer juízo de valor sobre uma tradição muito antiga enraizada num povo. Mas o que mais impressiona na capital é a simplicidade sofisticada, perceptível na religiosidade – A Espanha é um país predominantemente católico – nas festas populares, comida, dança, arquitetura, praças, museus, igrejas e ruas.

A melhor maneira de explorar esse território amigável é a pé. As ruas são apropriadas para uma boa caminhada. Não vale a pena alugar um carro para circular pela cidade, pois o trânsito é péssimo. É recomendável utilizar o eficiente transporte público. Com o metrô de Madri, é possível chegar a qualquer lugar.

Foto: Lothann no Flickr

Autor: Caio Lima

Blogger na rede The Diktyo SL.

2 comentários em “Madri respira charme latino e vida cultural agitada”

  1. Além de suas ótimas sugestões recomiento os restaurantes mais famosos em Madrid: Restaurante Casa Lucio, Restaurante Jockey e Restaurante Piú de Prima. Parabens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.